12 de maio – dia mundial do enfermeiro

Florence Nightingale, enfermeira britânica responsável por cuidar dos feridos da guerra da Crimeia, tornou-se inspiração para homenagear enfermeiros e enfermeiras de todo o mundo. Na verdade, ela foi pioneira da enfermagem moderna no século XIX. Por isso, hoje, 12 de maio, comemoramos o dia mundial do enfermeiro como prova de reconhecimento e orgulho dessa bela profissão.

Em suma, a enfermeira tem a função de assistir os pacientes em clínicas e hospitais, além de trabalhar, como autônoma, nos cuidados de familiares doentes. Da mesma forma, pode trabalhar na formação de novos profissionais em cursos técnicos ou superiores. Estas são as formações necessárias para a enfermeira exercer o seu cargo com sabedoria, qualidade e competência.

De forma mais específica, a (o) enfermeira (o) deve cuidar diretamente dos pacientes nas emergências e urgências clínicas, proceder à consulta de enfermagem, além de planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar as unidades de saúde. De modo idêntico, ela pode participar ativamente da assistência integral em todas as fases do ciclo de vida – desde a primeira infância até o envelhecimento.

Não podemos nos esquecer da coordenação de ações de vigilância epidemiológica e sanitária, assim como supervisão de ações para capacitação dos agentes comunitários de saúde e de auxiliares de enfermagem. A (O) enfermeira (o) também pode planejar, organizar, coordenar e administrar a criação de grupos de patologias específicas (diabéticos, hipertensos, doentes mentais).

Enfim, são inúmeras as atribuições dessa (e) importante profissional. A todos enfermeiros e enfermeiras do Brasil, o Grupo CPT deseja felicidades. Que vocês tenham um futuro brilhante na carreira, pleno de desafios e conquistas!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Calendário BR e Famema.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *