28 de julho dia do Agricultor

Em algum momento da evolução humana o homem descobriu que podia tirar da terra o seu sustento. Assim, ele passou a mexer na terra com o objetivo de se alimentar.

O dia do Agricultor, 28 de julho, foi instituído pelo Decreto 48.630, de 27/07/1960. A data coincide na semana de aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Semana da Agricultura é comemorada de 22 a 28 de julho.

O agricultor, também chamado de homem do campo, produtor rural, agricultor familiar, camponês, lavrador é fundamental para o desenvolvimento do país, afinal, é ele quem produz o alimento que está na mesa de cada um de nós.

A agricultura convencional se baseia num conjunto de técnicas produtivas e na utilização de fertilizantes químicos. O aumento da produtividade, muitas vezes está associado ao emprego de agroquímicos (agrotóxicos e fertilizantes) e de maquinaria agrícola. Este tipo de agricultura industrial, envolvendo uso de produtos químicos e especialização, tem predominado na agricultura e produção de alimentos mundial.


Já a agricultura orgânica se baseia na manutenção da fertilidade do solo e da sanidade geral das plantas e animais pela adubação orgânica e pela diversificação e rotação de culturas. Utiliza-se também a reciclagem de resíduos sólidos, adubos verdes e restos de culturas, de rochas minerais, de manejo e controle biológico de insetos, mantendo a fertilidade e sanidade do solo para suprir as plantas de nutrientes e controlar insetos, pragas, moléstias e ervas invasoras.

CPT Agropédia e Receituário – software que auxilia o profissional a combater pragas e doenças nas lavouras

CPT Sítio – Sistema de gerenciamento de pequenas propriedades

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *