Pra você que estava esperando a hora certa pra abrir sua empresa, este pode ser o momento ideal.

Segundo dados do Ministério da Economia, publicados em novembro de 2019, a previsão de crescimento do PIB é de 2,32%, com uma projeção da inflação abaixo do esperado (3,26%).

Apesar disso, o crescimento das atividades econômicas ainda é tímido. Por isso, é importante agora identificar os segmentos com maior potencial daqui em diante. A lista abaixo revela mercados promissores para 2020:

1. Cafés especiais

Uma boa escolha de público-alvo é os amantes de café. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o segundo país que mais consume a bebida no mundo, correspondendo a 13% da demanda mundial.

Os cafés especiais têm crescido muito graças à seleção qualificada de grãos e produção certificada. Por isso, este ramo é uma grande oportunidade de investimento para 2020. No Brasil, consome-se atualmente 70 mil toneladas de café premium. Enquanto o café tradicional cresce 3,5% ao ano, o premium aumenta 15% anualmente.

2. Perfumes personalizados

Uma tendência crescente é a “Faça-Você-Mesmo”, mais conhecida pela sigla em inglês DIY (Do It Yourself). Ou seja, produtos personalizados, feitos pela própria pessoa.

No setor da beleza, têm ganhado relevância os perfumes personalizados. Ao invés de receber uma fragrância pronta, o consumidor pode criar a sua própria. É possível até usar inteligência artificial para ajudar no processo. Ela é capaz de combinar diversas essências para chegar no melhor resultado.

3. Brechós

Reaproveitar peças em vez de comprar novas não é nenhuma novidade. E por não sair de moda, continua sendo uma boa ideia.

Saiba que ainda há espaço para a comercialização de peças usadas, como roupas. No meio online, então, aumentam-se as possibilidades de venda. Pela internet, é possível conectar pessoas com gostos específicos independente da distância.

Enjoei, por exemplo, empresa de comércio de usados online, cresce 80% ao ano, segundo dados publicados na E-commerce Brasil.

4. Desenvolvimento de aplicativos

Também está em alta o desenvolvimento de softwares para diversas tecnologias: para wearables (ou vestíveis), como os relógios inteligentes, ou apps que se integram a dispositivos IoT (ou Internet das Coisas) e chatbots (robôs de conversação).

Pesquisas do Pew Research mostram este como um mercado promissor no Brasil, já que 60% dos brasileiros utilizam apps diariamente. Além disso, os estudos revelam que o desenvolvimento de aplicativos deve movimentar US$ 6,3 trilhões até 2021.

Saiba um pouco mais sobre Internet das Coisas no artigo abaixo:

5. Impressão 3D

Este é um mercado completamente novo, e por isso, ainda bem desafiador. Mas aqueles que conseguem dominá-lo, tendem a empreender em um negócio de alta lucratividade. Entre os setores mais promissores estão aeroespacial, logística, química e biotecnologia, saúde, mineração e energia.

De acordo com a IDC do Brasil, até 2020, a impressão 3D movimentará US$ 35,4 bilhões. E no Brasil, este mercado cresce 24,1% ao ano.

Antes de botar a mão na massa, não se esqueça de planejar detalhadamente o seu futuro negócio. Leve seu empreendimento rumo ao sucesso do jeito certo. E com auxílio de softwares de gestão empresarial seu negócio vai mais longe!

Fonte: Conta Azul Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *