Para quem gosta de cultivar plantas, a melhor parte é vê-las sempre bonitas e desenvolvendo-se perfeitamente. As plantas precisam de diferentes processos para que isso ocorra: rega, iluminação para a fotossíntese, troca de substrato e adubação, que é o alimento delas.

Assim como nós precisamos de determinados nutrientes para o desenvolvimento e manutenção dos nossos órgãos, as plantas têm diferentes exigências nutricionais e isso precisa ser “acertado” através da adubação. No solo, elas recebem o adubo comum, que pode ser complementado com a adubação foliar.

A adubação foliar consiste em aspergir adubo diretamente na planta, para que ele possa ser absorvido pelas folhas. Porém, para proceder à adubação foliar, é preciso tomar cuidado, pois a solução não pode escorrer. Essa adubação foliar também é eficaz no combate a diferentes doenças, pois através dessa técnica as plantas absorvem mais rapidamente as substâncias que são aspergidas nelas.

Há no mercado uma extensa variedade de adubos químicos para serem aplicados nesse método. Caso opte por fazer um adubo caseiro, basta usar o líquido que resulta do processo da compostagem de materiais orgânicos, diluindo-o na proporção 1/10. Mas, atenção! O excesso pode prejudicar a planta e produzir o efeito inverso, deixando doentes as plantas saudáveis.

Para aplicar, é necessário apenas um borrifador, que garante uma aplicação mais homogênea, evita desperdício e que o produto escorra. Também é preciso estar atento ao horário de aplicação, que deve ser no fim do dia, pois as plantas absorvem melhor as substâncias e evita que as suas folhas se queimem. Ressaltamos que a adubação foliar, excelente para a saúde das plantas, deve ser utilizada complementarmente, não eliminando a necessidade de outras formas de fertilização.



Conheça nossos Softwares para a Gestão Agropecuária da área Adubação:

CPT Adubação Frutas e Flores – Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita
CPT Adubação Grandes Culturas – Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita para Grãos, Fibrosas, Oleaginosas, Pastagens, Forrageiras e Florestas
CPT Adubação Hortaliças – Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita


Fonte: Correio do Estado – correiodoestado.com.br


por Renato Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *