A revolução industrial e os impactos na sociedade e ambiente

Atualmente, a revolução tecnológica avança cada vez mais e o trabalho braçal vem sendo substituído por máquinas. Nesse contexto, o questionamento que deve ser feito é se com toda essa evolução estamos possibilitando que o homem tenha mais momentos de reflexão e conhecimento, possuindo mais cuidados para consigo mesmo, para com os próximos, as comunidades e o planeta.

– Desenvolvimento pessoal e revolução industrial

Estamos passando pela quarta revolução industrial, a qual vem alterando a maneira como fazemos as coisas, quem somos e como nos relacionamos. Todas as revoluções industriais anteriores afetaram a forma de se trabalhar e produzir, trocar informações e utilizar bens de consumo. Essa nova revolução trabalha com uma ruptura: biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial alteram temas como educação, relações sociais, inclusão social, emprego e relação com o meio ambiente.

– Impacto da 4ª revolução industrial e consequências em outros meios

Hoje, todas as pessoas e empresas são afetadas e impactadas pelo desenvolvimento das tecnologias exponenciais, de maneira que todo o ambiente e relações sociais também serão afetados por essa onda. O processo está instaurado e é contínuo, não havendo maneira de fugir dele a não ser uma nova onda e o início de uma nova revolução industrial.

– A empatia e a relação com o outro

Assim como as revoluções anteriores, muitos benefícios são trazidos para toda a comunidade, mas consequências negativas também são inegáveis. Um dos pontos que vem se destacando quando falamos de impacto é a empatia, isto é, como nos relacionamos com aqueles que não fazem parte das minhas relações sociais diretas, mas que estão conectados conosco no sistema global em que vivemos.

– Impacto global

Todos nós e aqueles que também não conhecemos, independente do meio em que vivemos, da renda ou da situação social, somos afetados pelas consequências da 4ª Revolução Industrial. A maneira como funcionam a educação, as relações sociais, a inclusão social, os empregos e a relação homem-meio ambiente também é afetada, e não há muita preocupação em torno disso e nem no que diz respeito às consequências negativas que o convívio global pode sofrer com as mudanças que vem ocorrendo.

Em tempos de inteligência artificial, onde a capacidade humana é sempre superada por máquinas e computadores, a humanidade é jogada de lado e o que resta aos homens é só a natureza. Seria interessante, neste momento, que as máquinas e computadores, ao realizarem tarefas humanas, liberassem os homens para momentos de reflexão e desenvolvimento do conhecimento. 


Confira nossos Softwares da Área Gestão Empresarial:

CPT Microempreendedor – Software de Gerenciamento Financeiro para Profissionais Autônomos, Liberais e Microempreendedor Individual
CPT Plano de Negócios – Software para Elaboração de Plano de Negócios
CPT Agenda – Software para Organizar Compromissos e Tarefas do Dia a Dia

Fonte: Envolverde – envolverde.cartacapital.com.br
por Renato Rodrigues

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *