Apicultores e agricultores fecham negócio através de um aplicativo de celular. Prática já conhecida internacionalmente, ainda está no começo aqui no Brasil.

As abelhas são animais extremamente importantes para o nosso planeta, elas estão entre os maiores polinizadores da natureza. Grande parte dos alimentos que consumimos vem de plantas polinizadas por esses insetos. As abelhas ajudam na reprodução vegetal, na produtividade, e afetam o sabor dos frutos.

Por isso, produtores do mundo todo encomendam colmeias inteiras no tempo de floração da lavoura. Aqui no Brasil, o serviço de aluguel de abelhas ainda é novidade, mas promete ganhar espaço.

Como alugar as abelhas?

Foi desenvolvido um aplicativo de celular que une apicultores que oferecem suas colmeias e agricultores que precisam de polinizadores para a sua lavoura.

Pelo dispositivo, os donos das abelhas dizem onde estão, qual o tipo das suas abelhas e a sua quantidade. Enquanto isso, os agricultores colocam a localização da fazenda e qual a cultura precisa ser ajudada.

Para fechar contrato de aluguel, é preciso autorização ambiental, seja para criar e transportar as abelhas, seja para receber os insetos.

A empresa dona do aplicativo faz o intermédio, ficando com 30% a 50% do valor pago pelo agricultor, o restante fica para o dono da colmeia.

“Hoje é praticamente irrisório o que se poliniza de café, soja e laranja. A ideia é que o fazendeiro entenda que, quando ele integra a abelha como se fosse um insumo agrícola, ele aumenta a produtividade”, explica Carlos Reder, sócio da empresa.

Contribuição para a produção agrícola

Mesmo que os pé de café arábica consigam se fecundar sozinhos, as abelhas aceleram este processo. Elas fazem também a polinização cruzada, ou seja, levar o pólen da flor de um pé para a flor de outro.

Pesquisas indicam que as abelhas podem aumentar em até 30% a produtividade desse café.

Só as abelhas favorecem um terço da produção agrícola mundial. Diversos outros animais também ajudam. Estima-se que morcegos, aves e outros insetos acumulem em contribuições cerca de R$ 60 bilhões por ano.

Tenha o controle sobre toda a sua produção com o CPT Fazenda Premium:

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *