Aprenda a controlar o fluxo de caixa

O entra e sai de receita é algo que precisa ser controlado com cuidado. Organizar as receitas e despezas parece fácil, mas o crescente fluxo de contas a pagar e a receber, é um desafio que todo empresário precisa enfrentar dentro da empresa. O fluxo de caixa dever ser controlado de forma eficiente.

Para garantir um melhor controle dos dados financeiros da empresa, existem algumas regras que precisam ser seguidas. De acordo com o especialista em finanças, Joseph Anthony  é preciso criar um sistema de organização de cobrança imediato, por exemplo, manter o envio de contas regularmente, como faturas, boletos etc.

Oferecer descontos para incentivar os clientes a optarem por pagamentos com prazos menores, é fundamental para se ter dinheiro em caixa. Se a intenção é, não tirar dinheiro do caixa, uma boa estratégia é fazer permuta com fornecedores. As permutas ajudam a diminuir a necessidade de dinheiro em caixa.

É importante que o empresário faça o cadastro do seus clientes. Vender para maus pagadores, traz  problemas para o fluxo de caixa da empresa. Outra questão fundamental é verificar o estoque para que não tenha escassez ou excesso de mercadoria.

Para ajudar os pequenos empresários a controlar o fluxo de caixa de forma eficiente, o CPT Softwares desenvolveu programas gerenciais que contém o módulo Caixa da empresa.  Com ele é possível controlar as entradas e também as saídas de dinheiro usadas para pagar despesas, boletos, salários, comissões e vales para funcionários e depósitos no banco. Também é possível visualizar o histórico do caixa da empresa e os estornos realizados. Clique aqui e confira essa e outras funcionalidades dos softwares do CPT Softwares.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *