Brasil está carente de profissionais de TI

Segundo a BrasscomAssociação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, até 2014 o Brasil irá precisar de aproximadamente 78 mil profissionais de TI (tecnologia da informação). Porém, apenas 33 mil concluirão os cursos.

O estado de São Paulo já sofre com a falta de mão de obra. Segundo o estudo, São Paulo é o estado é que mais precisa de profissionais de TI. A contratação desses profissionais, chega a 14 mil por ano, mas, somente 10 mil estudantes chegam a se formar. 

Alguns Estados, como Rio Grande do Sul e Paraná, também necessitam de mão de obra especializada. O estudo elaborado pela RCRConsultoria e Gestão Empresarial analisou 8 estados, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Com base nos dados do estudo, a instituição irá analisar as movimentações do mercado de trabalho nas funções associadas a TI, a oferta de profissionais para esse segmento e a participação do mesmo nos setores econômicos.

Com o país carente desses profissionais, quem já atua na área tem emprego garantido. A área de TI tem salário acima da média, R$ 2.950, quase o dobro da nacional (R$ 1.499).



Conheça os softwares gerenciais para pequenas empresas elaborados pelos nossos desenvolvedores.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *