Capiaçu pode chegar à 300 toneladas de matéria verde por hectare ao ano

Capiaçu pode chegar à 300 toneladas de matéria verde por hectare ao ano

Conheça a nova diversidade de capim usada por pecuaristas em todo o Brasil: BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante lançado pela Embrapa em 2016. Em menos de 3 anos, a variedade já é cultivada nas diversas regiões do país.

O que caracteriza a Capiaçu?

Entre as qualidades mais marcantes da cultivar está o seu tamanho, pois ela pode alcançar até os 5 metros de altura. Por isso, seu nome “Capiaçu”, que significa “capim grande” em tupi-guarani.

Seu ponto de corte é entre os 90 e 100 dias. Ela também apresenta moitas densas e talos eretos, que boa resistência à tombamentos e facilitando a colheita mecânica. Suas folhas são longas, largas, e a ausência de pelos na fase adulta ajuda na colheita manual.

Quais as vantagens da cultivar?

Essa variedade tem 30% mais rendimento. Sua altura fora do comum proporciona a produção de um grande volume de matéria verde, podendo chegar à 300 toneladas por hectare ao ano.

A BRS Capiaçu possui tolerância à variações climáticas e alta capacidade de adaptação, possibilitando que seja plantada em diferentes tipos de solo e biomas.

O baixo custo e o bom valor nutricional coloca a Capiaçu como uma alternativa interessante para pecuaristas alimentarem o seu gado. Pode-se utilizá-la imediatamente como forragem, ou guardar o material e servir como silagem.

Como adquirir mudas da BRS Capiaçu?

Para garantir a procedência do produto adquirido, procure viveiristas credenciados pela Embrapa. Os sete viveiristas autorizados a comercializar a variedade no Brasil estão listados abaixo. Para ter acesso à BRS Capiaçu original entre em contato:

  • Espírito Santo
    Água Doce do Norte: (27) 9-9605-8500
  • Minas Gerais
    Lavras (Promudas): (35) 9-9817-0001
    Pará de Minas (Agromudas): (37) 9-9997-6652
    Teófilo Otoni (AGS): (33): 9-9110-0172
  • Rio Grande do Sul
    Santa Cruz do Sul (Afubra): (51) 9-9812-4641
  • São Paulo
    São José dos Campos (Mater Genética): (12) 9-8820-6224
    Vargem Grande do Sul (Recando da Prainha): (19) 9-9267-0498

A BRS Capiaçu é uma ótima novidade, e pode ser um bom investimento na sua criação, seja gado de carne ou leite. O alto rendimento, a adaptabilidade e o baixo custo podem ajudar a aumentar a sua produtividade.

O que você achou da cultivar? Já tinha ouvido falar da BRS Capiaçu?

Pesquise mais sobre o assunto e avalie a possibilidade de adquirir a variedade.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *