Cenoura de cultivo orgânico consegue alta produtividade

Cenoura de cultivo orgânico consegue alta produtividade

“BRS Paranoá” é a nova variedade de cenoura desenvolvida pela Embrapa, que promete aumentar a produtividade. É a primeira cultivar do mercado nacional feita exclusivamente para o cultivo orgânico. Veja algumas das vantagens que a nova cenoura apresenta:

1. Características

A cultivar está dentro dos padrões comerciais, possuindo de 16 cm a 20 cm de comprimento e perto dos 3 cm de diâmetro. Além disso, tem uma coloração laranja intensa, aspecto mais liso e corpo de formato bem cilíndrico.

2. Resistência a pragas

A variedade apresenta baixa desfolha, já que tem alta resistência ao conjunto de fungos e bactérias causadores da chamada “queima-das-folhas“. Também tem tolerância aos nematóides-das-galhas, microorganismos que prejudicam a raiz da cenoura.

3. Apelo para a produção orgânica

Como resultado da boa resistência incorporada a sua genética, a BRS Paranoá necessita de zero pesticidas sintéticos, como dita o mercado de produção orgânica. Atualmente, consumo de cenoura orgânica cresce 20% ao ano.

4. Período de plantio

Esta é uma variedade tropical, por isso é recomendado que seja plantada no verão (de outubro a março), época de entressafra da cenoura convencional. Ter maior produtividade com a Paranoá neste momento, garante maior rentabilidade devido a baixa oferta generalizada da hortaliça.

5. Pode ser produzida em todo o país

A nova variedade de cenoura foi testada por vários anos, de 2010 a 2016, em diferentes localidades pelo Brasil. Então, foi vista alta capacidade de adaptação e estabilidade da cultivar, permitindo a recomendação de que esta seja cultivada em qualquer umas das regiões produtoras do país.

6. Sementes mais acessíveis

Por ser uma variedade de polinização aberta (ou polinização livre), a BRS Paranoá permite que as suas sementes sejam mais baratas. Outra vantagem é que as sementes colhidas podem ser utilizadas no próximo plantio. Variedades de polinização aberta são mais recomendáveis para pequenos produtores.

A fim de licenciar a tecnologia para empresas e comercializar as sementes, será aberto um edital de oferta pública ainda no primeiro semestre de 2020. O principal objetivo é atender a demanda do setor produtivo por sementes de cenoura livres de tratamentos químicos.

Já tinha ouvido falar da nova variedade de cenoura, a BRS Paranoá? O que você achou da novidade?

Pesquise sobre o assunto. Em breve, a cultivar pode ser disponibilizada para você produzir.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *