Neste ano a agricultura no estado do Ceará teve sua primeira colheita de trigo e o resultado foi surpreendente. O projeto experimental realizado pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada, conseguiu uma produtividade média de 1,6 toneladas por hectare do cereal.

O projeto começou em 2019 com o objetivo de introduzir o trigo à agricultura no Estado.

Houve muitos ajustes para que o plantio fosse bem sucedido nas condições do local, desde adaptações em plantadeiras e colheitadeiras até fertilizantes e remédios.

O ciclo de produção teve uma duração de apenas 75 dias, enquanto nas principais regiões produtoras do Brasil o ciclo entre plantação e colheita varia entre 140 a 180 dias. A produtividade do trigo obtida no Ceará gira em torno de 2,4 toneladas por hectare, que é acima da região Sul e pouco abaixo da obtida na região Centro-Oeste, de cerca de 5,5 toneladas por hectare.

Esse resultado é muito importante para o equilíbrio comercial do trigo no Estado, pois quase 100% do trigo consumido é importado de outros Países e regiões do Brasil.

A Embrapa também está realizando pesquisas no Alagoas e pretende expandir os estudos para os estados de Pernambuco, Piauí e Maranhão.

E para que oportunidades como esta sejam um sucesso para o agricultor, a gestão financeira e operacional do negócio devem ser muito bem administradas e uma ferramenta para agilizar os processos é indispensável, evitando decisões erradas.

Recomendo o software CPT Fazenda Premium, pois ele gerencia toda a sua propriedade de maneira simples e fácil. Possui o controle agrícola, que permite você gerir os custos e operações de cada cultura, conta também com o controle financeiro e muitos relatórios importantes para o acompanhamento produtivo e financeiro das suas plantações. Você pode testar por 7 dias gratuitamente clicando neste linkhttps://fazenda.cptsoftwares.com.br/#demonstrativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *