Começa hoje a Semana Nacional do Trânsito

Começa hoje e até o dia 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito. A data é comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro” conforme artigo 326 do CTB. O Conselho Nacional de Trânsito definiu o tema desse ano como “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.

Diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito em todos pais, se mobilizam e realizam atividades com objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados no trânsito. As ações promovidas tende a concentrar principalmente no público jovens, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Segundo o Denatran, atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito. O número de feridos é ainda maior. Os principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade.

Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.

Segurança no trânsito

Além da responsabilidade e atenção ao volante um motorista precisa conhecer bem o funcionamento do seu veículo. Muitas vezes, a falta de manutenção do carro pode causar um grave acidente. Por isso, procure estar com o carro sempre revisado levando-o sempre a uma oficina mecânica de confiança. 

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *