Como administrar bem sua oficina mecânica

Para obter destaque dentre as oficinas mecânicas existentes no mercado, a empresa deve oferecer serviços diferenciados de manutenção e reparo em veículos. Além disso, o atendimento aos clientes deve primar pela qualidade, o que aumenta significativamente as chances de sucesso do empreendimento. Entretanto, para que isso aconteça, é indispensável administrar bem sua oficina mecânica. Usar softwares de gestão, por exemplo, otimiza os processos, agiliza os serviços e garante boa rentabilidade aos negócios.

Use softwares de gestão


No mercado, há programas dinâmicos e intuitivos para gerenciamento de oficinas mecânicas. Por meio deles, é possível controlar e monitorar tudo o que ocorre em uma empresa dessa modalidade. Uma ótima dica para otimizar a gestão de sua oficina é o Software para Gerenciamento de Oficinas Mecânicas e Lojas de Peças. Com o CPT Mecânica de Veículos, o empreendedor organiza melhor os dados para direcionar as suas tomadas de decisão referentes a compras, vendas, prestação de serviços e saúde financeira da empresa.

Na verdade, atualmente, as plataformas de gestão são as melhores ferramentas digitais para gerenciar empresas, pois previne falhas e erros, além de garantir maior segurança e exatidão às informações.

Faça o controle das ferramentas


Os ativos da oficina mecânica (ferramentas para reparo de veículos) devem sempre ser registrados para controle. Além de evitar perdas e prejuízos desnecessários, essa prática contribui com a organização do ambiente de trabalho, permite que o empreendedor saiba o total de bens da oficina, facilita a localização de cada item e evita a compra desnecessária de ferramentas. Uma forma de organizar todo esse material é por meio de softwares de gestão onde são inseridos uma numeração para cada ferramenta, seguida de sua descrição.

Faça o controle dos clientes


Outra funcionalidade dos softwares para gestão de oficinas é a possibilidade de realizar o cadastro dos clientes. Nele, podem ser inseridos nome completo do cliente, CPF, RG, telefone para contato, endereço, data de aniversário e informações relevantes sobre o veículo. Dessa forma, quando houver necessidade, o acesso a esses dados será muito mais rápido e eficiente. Sem falar que o cadastro dos clientes é uma forma de personalizar o atendimento.

Administre o capital de giro


O controle criterioso do capital de giro (quantia de dinheiro própria para a manutenção dos negócios) é determinante para o sucesso da oficina mecânica. Negligenciar na administração do capital de giro causa uma série de problemas, que podem colocar a empresa em risco. Para evitar que isso aconteça, é essencial monitorar continuamente as entradas e saídas financeiras do caixa. A gestão do fluxo de caixa também pode ser realizada com o auxílio de softwares avançados.

Conheça os Softwares para Gestão de Serviços.

Leia o artigo “Como inovar na oficina mecânica e atrair clientes”.

Fonte: blog.etonini.com.br

Por Andréa Oliveira.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *