Como agregar valor ao produto agrícola

O comércio agrícola é um setor que enfrenta muitos obstáculos, como a variação de preço devido à safra e entressafra, produtividade que varia de acordo com fatores climáticos e sanitários, concorrência acirrada, fiscalização exigente dos órgãos normalizadores, entre muitos.

O produtor deve se atentar aos movimentos do mercado e procurar sempre investir em inovação e agregação de valor ao seu produto com a finalidade de buscar ganhos cada vez maiores para sua propriedade. Uma estratégia eficiente para alcançar maiores lucratividades é diversificar as suas produções, expandindo ou introduzindo novos processos, tendo em mente que o consumidor está cada vez mais inclinado a adquirir mercadorias e serviços diferenciados e únicos. Algumas alternativas são as certificações especiais e a verticalização da produção, ou seja, transformar parte da produção em outro produto por meio do processamento.

Como principal certificação, a obtenção do selo de orgânico é um diferencial que valoriza qualquer produto, permitindo cobrar um valor mais alto por ele. Dessa forma, o trabalho dispensado na transição do cultivo convencional para o orgânico é compensado pelo destaque que a mercadoria ganhará diante os consumidores.

A verticalização, por sua vez, é o processo de fabricar novos produtos na propriedade, tendo como matéria-prima a própria produção interna. Como exemplo, podemos supor um sítio produtor de pêssegos que decide usar uma porcentagem do que colheu para a produção de geleias que poderão ser comercializadas em supermercados e feiras, aumentando a receita da propriedade.

O objetivo de agregar valor aos produtos fabricados no campo é assegurar a sustentabilidade das propriedades e a oferta de emprego e renda para as famílias rurais. O benefício adicional para a economia é que isso incentiva a elevação dos padrões de qualidade, a inovação e a implantação de novos métodos no campo, os quais podem elevar não só a qualidade, mas a produção e o lucro.

Para que a sua propriedade rural otimize ainda mais as atividades e aumente a lucratividade, conte com a tecnologia a seu favor! Adquira os softwares para gestão agropecuária do CPT Softwares e disponha de uma ferramenta completa, segura e que contribuirá para o seu sucesso.

CPT Agropédia e Receituário – Software para Auxiliar na Identificação e no Combate a Pragas e Doenças das Lavouras

CPT Fazenda Agrícola e Pecuária – Software para Gerenciamento Financeiro e Econômico de Atividades Agrícolas e de Pecuária em Propriedades Rurais

Fonte: BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Exremo Sul

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *