Conhecida como Tuta Absoluta, esta é uma praga recorrente no mundo todo. Ela ataca tomateiros, causando o apodrecimento dos seus frutos.

Características do inseto

A traça do tomateiro tem o ciclo de vida entre os 28 e 30 dias. Ocorre o ano inteiro, mas se intensifica sob as condições de alta temperatura e baixa umidade. Na fase adulta, ela se apresenta como uma pequena mariposa.

Ativa durante a manhã e no fim do dia, ela deposita seus ovos nas folhas mais altas das plantas. Depois de 3 dias, os ovos eclodem, e então começa o problema. Durante 2 semanas, as pequenas lagartas fazem estrago na lavoura, comendo ramos, folhas e frutos.

Depois disso, os vermes entram em estágio de pupa e caem no solo. Em 7 dias, as lagartas viram mariposas outra vez, e o ciclo recomeça.

Outra praga que também pode atrapalhar a sua plantação é a mosca-das-frutas. Saiba como controlar a infestação lendo o artigo abaixo:

Manejo contra a praga

A plantação em estufa facilita o combate à traça. As telas cercam os tomateiros de todos os lados, funcionando como uma barreira de proteção, dificultando a entrada das mariposas.

Existe também um método simples que ajuda no controle das mariposas. Para isso, é preciso apenas uma fonte de luz, como uma lâmpada, e um recipiente.

A luz deve ser colocada dentro da estufa, e abaixo dela o recipiente, com 20L de água e 100ml de detergente. As mariposas, atraídas pela luz, ficarão rodeando a lâmpada até caírem na água.

Já os ovos, são combatidos com controle biológico, utilizando a microvespa Trichogramma Pretiosum. As microvespas são vendidas comercialmente em cartelas.

Na lavoura, utilize 5 células para cada mil metros quadrados. Os insetos vivem 10 dias, e eles parasitam os ovos da traça, eliminando assim, a praga indesejada.

Lembrando que estas medidas não resolvem tudo sozinhas. É preciso todo um projeto de manejo para controlar a traça do tomateiro em suas diferentes fases. Procure um agrônomo que te oriente no manejo adequado do inseto invasor.

Tenha acesso a um banco de dados com mais de 5.000 (cinco mil) documentos referentes a insetos, defensivos agrícolas e muito mais. Utilize o CPT Agropédia e Receituário para te ajudar no controle da praga da sua lavoura:

fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *