Como combater de forma eficaz pragas e doenças das lavouras

Pragas, muitas vezes, são consideradas grandes inimigas das plantações. Elas podem fazer um grande estrago em toda produtividade. A Lagarta da soja e lagarta falsa medideira, por exemplo,  são duas das pragas com as quais os produtores de soja devem ficar atentos. Elas se alimentam das folhas de soja podendo levar à  diminuição de toda a produtividade.

Segundo Crébio José Ávila, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, é importante utilizar produtos eficientes e seletivos, no controle dessas lagartas, ou seja, que tenham baixa toxicidade para os inimigos naturais das pragas, garantindo assim a manutenção do equilíbrio biológico no agroecossistema da soja.

Portanto, para combater pragas e doenças das lavouras os profissionais precisam escolher com cuidado os agrotóxicos. É fundamental levar em consideração a toxicidade do produto, pois o excesso de agrotóxico pode contaminar o meio ambiente.

Uma ferramenta eficaz para ajudar os profissionais a combater pragas nas lavouras é o software CPT Agropédia e Receituário. Muitas vezes, o profissional não tem acesso, quando em campo, a alguma informação importante. De maneira inovadora, o software irá ajudar o profissional a encontrar soluções eficientes no controle e combate às pragas e doenças das lavouras.

O CPT Agropédia e Receituário disponibiliza ao profissional mais de cinco mil documentos contendo informações por ordem de importância sobre espécies de plantas, insetos, pragas, doenças, culturas, agrotóxicos e princípios ativos. Os dados são provenientes de fontes oficiais como Anvisa e Ministério da Agricultura. Além disso o software contém, ainda, capítulos de mais de 140 vídeo-cursos do CPT.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *