Como controlar a mosca-das-frutas na sua plantação

Como controlar a mosca-das-frutas na sua plantação

A mosca

Esta é uma praga recorrente em pomares, que causa enrugamento e atrofia dos frutos. Em ataques mais intensos, leva a queda na produção, já que vários pomos caem antes de amadurecer.

Dentre as moscas-das-frutas presentes no Brasil, a Anastrepha fraterculus é uma das mais comuns. A fêmea desta espécie perfura a fruta para depositar seus ovos dentro dela. Esta perfuração danifica o tecido na região, o que leva a aparência enrugada.

Identificando a praga

Para pomares comerciais, o agrônomo Cristiano Arioli recomenda o uso de inseticida. Em produções mais caseiras, ou com poucas árvores, soluções simples e sem a adição de produtos químicos serão muito úteis.

Use uma garrafa PET de refrigerante. Próximo dos 15, 20 cm de altura da garrafa, faça 3 ou 4 perfurações de 7 mm.

Coloque suco de uva como atrativo para o inseto. Uma porção de suco 100% integral, para duas de água. Encha o suficiente para inundar a mosca, mas mantendo grande distância das perfurações.

Verifique o PET 2 a 3 vezes por semana, para identificar se a mosca está chegando na sua plantação. A armadilha serve como um indicador.

Proteção física

Utilize uma barreira física para impedir o ataque dos insetos. Ensaque todas as frutas do pomar com saco de papel ou TNT.

Outra opção é proteger a árvore frutífera, cobrindo a planta completamente. Telas de estufa, com malha de no mínimo 2 mm, afastarão as moscas da sua produção.

Utilize o CPT Agropédia e Receituário Agronômico para te ajudar a controlar a praga da sua lavoura. Entre seus benefícios, o CPT Agropédia e Receituário Agronômico te oferece um banco de dados com mais de 5 mil documentos referentes a defensivos agrícolas, ingredientes ativos, plantas daninhas, insetos e doenças.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *