Como escolher o software ideal para sua propriedade rural?

Como escolher o software ideal para sua propriedade rural?

Escolher o software mais adequado para empresas rurais sempre foi um desafio para o produtor rural. Isso porque a predominância da gestão familiar no negócio obriga o fazendeiro a ser um pouco técnico, um pouco tratorista, um pouco peão boiadeiro e a se preocupar com as questões financeiras e estratégicas de sua empresa.

Nesse cenário de multitarefas, o produtor rural não dispõe de muito tempo para realizar uma boa gestão de sua propriedade. Por isso, o software de gestão ideal precisa ser simples e, ao mesmo tempo, possuir detalhamento de dados para fornecer informações valiosas ao processo de tomada de decisão.

A simplicidade no uso do software facilita a análise de consultores e de empresas que assessoram o proprietário rural na gestão de contas e gastos da atividade rural. Dessa forma, o proprietário da fazenda consegue utilizar o sistema de computador, adquirindo uma visão estratégica de seu negócio.

Entender, adaptar e gerenciar custos sempre foram tarefas complexas do setor agropecuário. Nesse sentido, o produtor rural precisa escolher um software que faça um agrupamento claro de custos (custo operacional efetivo – COE, custo operacional total – COT e custo total – CT), obtendo foco no curto prazo e na sustentabilidade de longo prazo.

Sugerimos o uso de software que utilize a lógica da metodologia de custo de produção utilizada pelo Instituto de Economia Agrícola – IEA. Por meio dessa metodologia, o produtor rural consegue avaliar quanto terá que investir na sua atividade rural, considerando o custo de reposição do capital efetivamente empregado. Assim, o produtor possuirá clareza na decisão de continuar a atividade econômica (agricultura ou pecuária) no curto prazo.

O software CPT Fazenda Agrícola e Pecuária, versão 2.0, é uma boa sugestão de ferramenta para controle financeiro da propriedade rural. Esse software utiliza a lógica da metodologia de custo de produção utilizada pelo IEA, organiza os dados financeiros de forma simples, detalhada e que serão processamos pelo módulo CPT Avaliação Econômica de Fazenda. O módulo de avaliação econômica é opcional e, quando adquirido, incorpora diversas informações estratégicas para a tomada de decisão.

Por CPT Softwares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *