Não fazer a secagem das vacas prenhas leva a queda na produção de leite, colostro de baixa qualidade, e pode até reduzir o tempo de vida do animal.

Por isso, este é um processo obrigatório, todo o gado leiteiro precisa passar por ele. Mas, a secagem acontece em um período delicado para a vaca. Ela já passou vários dias produzindo, e ainda tem um bezerro em gestação.

Para ajudar no desempenho dos animais, muitos produtores usam boas práticas de manejo, que têm o objetivo de favorecer o bem-estar da criação. Caso tenha interesse no assunto, leia o artigo clicando no link abaixo:

Impedindo a produção do animal, haverá mais sangue para o filhote gestado. E mesmo que o úbere fique cheio, o leite produzido será absorvido pelo organismo da mãe entre 10 e 15 dias.

Na fazenda do produtor Ricardo Barbosa, localizada em Abadia de Goiás (GO), tem gado que chega aos 30 litros por dia. Lá, as vacas que estão produzindo abaixo de 15 litros passam por uma secagem repentina, e as que estão entre os 18, 20 litros têm uma secagem gradativa.

Secagem repentina

Primeiramente, o teto da vaca é higienizado, depois aplica-se um antibiótico em cada bico de teto. O medicamento é de longa ação, deve ser utilizado 60 dias antes do parto, atuando de 30 a 52 dias depois da aplicação.

O antibiótico serve para prevenir uma mastite clínica que pode já estar presente, evitando assim, uma inflamação nas mamas. Com a aplicação do medicamento, a vaca é situada no lote de vacas secas.

Para manter o seu gado leiteiro saudável e produtivo, é preciso formular dietas especificamente para este fim. Exatamente para isso que existe o software CPT Ração Bovinos de Leite! Com ele, você formula dietas de custo mínimo com rapidez e segurança. Para conhecer melhor o software, é só clicar no botão aqui embaixo:

Secagem gradativa

Este processo é bem diferente, a princípio. Nele, a ração dada ao animal é reduzida aos poucos: de 8 kg de concentrado passa para 6 kg, depois, dos 6 kg para 4 kg, dos 4 kg aos 2 kg, até que o animal chegue a menos de 15 litros de produção diária.

Quando a vaca atinge este ponto, é feita a mesma operação da secagem repentina, e depois, ela também vai para o lote de vacas secas. Neste período seco, o gado descansa de 45 a 60 dias. Se não houver esse descanso, a próxima lactação poderá ser totalmente comprometida.

É importante o produtor ficar atento aos animais. O momento em que a vaca passa pela secagem é o que determina a sua produção de leite.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *