Como fazer sua padaria seguir rumo ao sucesso

No Brasil, o setor de alimentos nunca esteve tão bem, principalmente o ramo de padarias. Nos últimos anos, muitos empreendedores têm investido em negócios direcionados a panificadoras e confeitarias, pois se tornaram uma forma promissora e rentável de vencer no mercado. Entretanto, para fazer uma padaria seguir rumo ao sucesso, são necessários alguns cuidados essenciais, como identificar o perfil dos clientes, oferecer produtos diferenciados e automatizar a empresa.

Automatizar a padaria


A automatização da padaria garante ao empreendedor maior controle e melhor gestão dos negócios, desde o gerenciamento de pessoal até a administração das finanças. Com a ajuda da tecnologia, os processos que envolvem esse ramo são otimizados e os resultados aprimorados de forma surpreendente. Felizmente, há softwares dinâmicos e intuitivos, desenvolvidos especialmente para donos e gerentes de padarias.

Um dos melhores softwares do mercado é o Software CPT Padaria 2.0. Trata-se de um sistema para gerenciamento de padarias, que proporciona ao gestor ou proprietário de padaria maior controle, segurança e agilidade nos processos, além de tornar a administração da panificadora moderna e avançada. Sendo assim, vale a pena investir nessa tecnologia para alavancar de vez os negócios.

Identificar o perfil dos clientes


Identificar o perfil dos clientes da padaria é passo fundamental para começar bem os negócios. Uma boa pesquisa de mercado permite ao empreendedor conhecer quem são os potenciais clientes da nova padaria. Além disso, a identificação do público-alvo ajuda a entender os hábitos de consumo dos clientes. Assim, torna-se mais fácil fazer ajustes nos negócios para potencializar as vendas da padaria.

Ao descobrir o perfil dos clientes, o dono da padaria pode oferecer produtos/serviços que melhor atendam às suas necessidades. Padarias próximas a centros comerciais e escritórios podem oferecer pratos rápidos para almoço. Já padarias em bairros com grande índice de idosos podem oferecer delivery de pães e outros produtos para garantir maior comodidade e praticidade a essa clientela.

Oferecer produtos/serviços diferenciados


Oferecer produtos/serviços diferenciados aos clientes é indispensável para aumentar as vendas e alcançar um bom faturamento. Além disso, a padaria estará apta a conquistar cada vez mais clientes, pois terá superado as suas expectativas. Seguir as tendências do mercado também é muito importante para atrair clientes, como preparar pães com ingredientes orgânicos ou sem glúten.

Segundo pesquisas, nos últimos anos, os produtos saudáveis tiveram um aumento de quase 100%. Por esse motivo, investir em pães integrais, preparados com ingredientes isentos de elementos químicos e taxas elevadas de gordura pode ser uma ótima estratégia para o sucesso da padaria. Dessa forma, é possível expandir o leque de clientes e deixar todos satisfeitos com os produtos.

Garantir capacitação de qualidade à equipe


Garantir capacitação de qualidade à equipe melhora os produtos/serviços. Funcionários bem treinados são mais eficientes e produtivos, capazes de oferecer aos clientes atendimento de alto padrão. Quando os funcionários contam com boa formação profissional, eles se mostram muito mais comprometidos com o trabalho. O treinamento também permite que a equipe conheça a fundo todos os produtos e serviços da padaria.

Para evitar rotatividade, é importante oferecer comissões ou bônus conforme o desempenho do funcionário. Caso contrário, a falta de motivação fará alguns profissionais procurarem novos empregos. Na maioria das vezes, a alta rotatividade na empresa impacta no atendimento e na qualidade dos produtos/serviços da padaria. Por fim, é importante que os funcionários sigam e respeitem as regras da empresa.

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Leia o artigo “6 dicas para automatizar sua padaria”.

Fonte: massamadreblog.com.br

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

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