Como gerenciar uma clínica veterinária para animais de grande porte?

É crescente o número de pessoas que possuem animais de estimação e que são completamente apaixonadas pelos seus pets. Com isso, o ramo dos pet shops e das clínicas veterinárias está em alta, uma vez que a preocupação com o seu bichinho querido se torna indispensável para que ele tenha uma vida feliz.

Porém, isso não significa que abrir uma clínica veterinária é sinônimo de sucesso. É comum ver estabelecimentos com ótimas ideias fechando as portas por falta de gerenciamento, que, inclusive, é essencial não só no ramo veterinário, como em qualquer outro negócio.

Trabalhar com animais de grande porte pode ser uma excelente aposta. Isso porque clínicas veterinárias para esse tipo de “público” não são comuns, o que faz com que você desperte a atenção e tenha clientes que gostam de um diferencial, além de resultados extremamente satisfatórios.

Contudo, para se tornar referência é preciso oferecer um serviço de qualidade, atrelado a uma boa administração. Confira a seguir algumas dicas para você que deseja abrir uma clínica veterinária para animais de grande porte:

Divulgação

Todo negócio precisa de uma divulgação, isso é óbvio. Não obstante, por se tratar de um negócio voltado par um público específico, o marketing será fundamental para o seu sucesso. Com o advento da internet e a superpopularização das redes sociais, esse serviço está um pouco facilitado, uma vez que, com apenas alguns cliques, é possível atingir um número expressivo de pessoas em pouco tempo.

Você só precisa que a sua propaganda chegue aos ouvidos dos donos de animais de grande porte. Ainda, brindes, descontos e outras promoções sempre são válidos para divulgar o seu produto, sempre com planejamento.

Conheça seu cliente

O seu cliente é a parte principal da sua empresa. Por isso, é preciso que você estude quem são, quanto estão dispostos a gastar, quais suas expectativas, que tipo de diferencial eles preferem, entre outros. Reunir todas as opiniões e informações é necessário para que você possa traçar um perfil dos seus possíveis clientes e pensar em estratégias para conquistá-los.

Veterinário

O profissional que será responsável pelos atendimentos deverá ser altamente capacitado. Não adianta ter uma clínica toda voltada para os desejos dos seus clientes se o médico veterinário não possua experiência e passe insegurança para os clientes, o que acaba fazendo com que eles procurem outro.

Clientes gostam de saber que o profissional ama o que faz. Por se tratar de animais de grande porte, nem sempre o veterinário receberá um Golden Retriever ou algum cachorro de raça grande, como também poderá receber cavalos e outros animais que não são pets.

Sistema de gestão

Um sistema de gestão é uma ferramenta que integra tarefas simples da rotina de uma clínica, mas que podem ser esquecidos e atrapalhar a administração. É importante não perder informações sobre os pacientes e também sobre seus donos, bem como ter sempre à mão a agenda, por exemplo. Tudo isso, feito de forma manual, leva tempo e requer gastos. Usar papel para registrar essas informações já está ultrapassado.


Fonte: Vet Work – vetwork.com.br
Por Renato Rodrigues

Conheça nosso Software para a Gestão Agropecuária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *