Um ponto crítico para o desempenho da pastagem é o manejo. O emprego de práticas inadequadas leva o capim a baixo rendimento e maus resultados para o produtor.

Entre as principais causas de problemas de produtividade e degradação de pastagens está o manejo indevido durante fases iniciais da pastagem.

Conheça o sistema que pode te ajudar a produzir um capim altamente produtivo, utilizando menos área da sua fazenda. Leia o artigo completo clicando no link abaixo:

Onde plantar

Primeiramente, o capim deve ser cultivado em solo já utilizado para agricultura ou pecuária, mas que esteja em atual situação de subutilização ou abandono.

Este solo, então, precisa ser preparado para que as sementes de capim possam germinar sob as condições adequadas. Normalmente, também é preciso usar grade aradora ou grade niveladora para preparar o solo.

Comprando sementes

Esta etapa é muito importante para a formação da pastagem. Antes da compra, o produtor deve procurar orientação técnica, ouvindo profissionais competentes neste assunto. Para comprar as sementes de capim, busque firmas idôneas e verifique se o produto é certificado.

A importância de fertilizar

Como a área utilizada deve ser formada em solo já desgastado pela pecuária ou agricultura, a adubação servirá para renovar a terra e iniciar novamente a produção. O solo deve ser fertilizado baseado na análise do solo e o tipo de capim a ser plantado.

Um tipo de capim por pastagem

Cultivar capins diferentes em um mesmo pasto vai contra os fundamentos de manejo de pastagens. Cultivares diferentes possuem ritmos de crescimento variados, e o gado possui preferências distintas entre os capins plantados juntos. Isso possivelmente levará a queda de eficiência de pastejo, e até acelerar o processo de degradação da pastagem.

Acesso a pastagem

É preciso controlar o acesso do gado ao pasto. A quantidade de animais, e os períodos de consumo e de descanso do pasto devem ser observados.

Porém, cada cultivar apresenta taxas, como desfolhação e pisoteio, específicas. Tais características são influenciadas pela umidade do solo, temperatura do ar, luminosidade e outras variáveis ambientais.

Tenha planejamento na hora de cuidar do solo da sua fazenda, a fim de que ela usufrua do seu potencial de fertilidade. Utilize também a tecnologia a seu favor. Aumente a produtividade das suas pastagens com o CPT Adubação Premium.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *