Uma das razões para inúmeros negócios promissores falirem é a falta de controle financeiro; um descuido comum na gestão rural. Mesmo arrecadando bem, muitos continuam fechando o mês no vermelho.

Pesquisa da USP

Com controle do fluxo de caixa já é capaz de reavivar um empreendimento rural. Isso é o que propõe a tese de mestrado de Rubens Corrêa Júnior para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.

No estudo, Corrêa Júnior avaliou um negócio de porte médio, que produzia ovos de galinha e suínos. Mesmo com o faturamento anual de cerca de R$ 6 milhões, a empresa estava a beira da falência por endividamento.

Então, foi aplicada uma análise SWOT, metodologia que identifica forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para um empreendimento. Com isso, foi proposto que se encerrasse a produção de porcos, já que os ovos teriam mais força e oportunidades de se reestruturar rapidamente.

Erros comuns

Mas como vai a sua produção? Existem alguns erros comuns quando não se faz a gestão financeira. Fique atento para não cometê-los no seu negócio:

  1. Misturar contas pessoais e empresariais. Este equívoco normalmente faz o empresário perder o limite entre os dois montantes. Muitas vezes, isso leva a sérias complicações, já que a quantia de uma conta será usada para atender as necessidades da outra.
  2. Não adotar o fluxo de caixa. Esta é uma ferramenta importante, que dá acesso a informações como valores disponíveis, receitas mensais, principais despesas, entre outros. Sem esses dados, como é possível ter controle financeiro de uma produção?
  3. Não controlar contas a pagar e receber. Este erro certamente acabará em atraso de pagamentos. Os juros e multas, então, levarão embora os lucros do negócio. E com um histórico negativo no mercado, fica difícil conseguir boas condições de pagamento de mercadorias.

Para desenvolver o seu negócio, seja agrícola, seja pecuária, seja empresa, não se esqueça da relevância do controle das finanças com softwares de gerenciamento. Estes são programas de computador que te mostram os dados da sua empresa, e assim te ajudam a manter suas finanças cada vez mais lucrativas.

Fonte: Agrolink, Conta Azul Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *