Pensado para facilitar a gestão agropecuária, o CPT Adubação Premium foi desenvolvido para engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, técnicos agrícolas e profissionais que prestam serviço de assessoria técnica com o objetivo de aumentar a produtividade de lavouras e florestas que possuem de baixo a médio nível tecnológico.
Esse software premium é composto por 3 outros softwares: CPT Adubação Grandes Culturas, CPT Adubação Hortaliças e CPT Adubação Frutas e Flores, além de permitir a personalização das recomendações de adubação utilizadas na assessoria técnica.
Como funciona o Software CPT Adubação Premium?
A partir da análise química e física (granulométrica) do solo, o consultor técnico iniciará o seu projeto de adubação no software, emitindo ao final um relatório de cálculo de custo mínimo de adubação com as principais recomendações do plantio à colheita.
Mais do que uma ferramenta de interpretação de análises de solo, o CPT Adubação Premium considera as principais exigências ambientais das culturas mais cultivadas no solo brasileiro (grandes culturas, pastagens, forrageiras, florestas, frutas, flores e hortaliças), dados meteorológicos da região, espaçamentos no plantio, cultivares mais plantadas no Brasil, processo de correção de acidez do solo por calagem e principais pragas e doenças a evitar.
Ao concluir o projeto de adubação, o
software emite um relatório global de recomendações de plantio e de
colheita, traçando uma estratégia para evitar o desperdício de insumos e
prever os principais riscos esperados na escolha da culta e do momento
mais lucrativo para realizar o plantio.
Quais são as principais funcionalidades desse Software?
– Culturas inseridas no software: são todas as culturas dos softwares: CPT Adubação Grandes Culturas, CPT Adubação Hortaliças e CPT Adubação Frutas e Flores. Novas culturas poderão ser incluídas no software, dependendo da demanda do segmento. O cliente poderá ter acesso às novas culturas ao adquirir as atualizações anuais do software.
– Permite a personalização das recomendações de adubação e dos relatórios. É possível cadastrar novos fertilizantes e recomendações extras que serão impressos nos relatórios, evitando o desperdício de insumos ao diminuir os riscos na escolha da cultura e do momento mais lucrativo para as adubações.
– Auxilia no planejamento do plantio: cria um passo a passo iniciado pela escolha da região do plantio, novo projeto, escolha da cultura, data do plantio, estação meteorológica mais próxima, características climáticas da região e principais pragas e doenças que acometem a cultura escolhida.
– Interpreta a análise química e física (granulométrica) de solo, calculando a adubação de custo mínimo: ao se transcrever os dados da análise de solo para o software, o sistema calcula a adubação adequando os fatores rendimento e custo com as necessidades da cultura. Um vídeo tutorial, inserido no software, orienta sobre os procedimentos adequados para a coleta da amostra do solo a ser enviada ao laboratório de análises.
– Controle de dados: cadastros de análises de solo, fertilizantes (adubo formulado e adubo simples), culturas, laboratórios, lista de projetos de plantio e muitos outros. Além de uma agenda multiusuário para controle dos compromissos.
– Possui recursos de orientação: calendário agrícola que informa as melhores condições climáticas para o plantio e lista dos principais laboratórios de análise de solos recomendados pela EMBRAPA.
Por Renato Rodrigues
Confira esse e outros Softwares para a Gestão Agropecuária: