Consumidor precisa ter atenção na hora de comprar

Na hora de efetuar uma compra, o consumidor precisa observar e fazer garantir os seus direitos. Milhares de pessoas não sabem como proceder em relação aos seus direitos do consumidor.

Muitas vezes, a falta de atenção prejudica os clientes. Para o consumidor não ter aborrecimentos é preciso ter alguns cuidados na hora da compra.

Segue algumas dicas valiosas para os consumidores não saírem no prejuízo na hora de comprar.

– Ao fazer compras parceladas é preciso conferir com o vendedor se os juros aplicados nas prestações são realmente os prometidos

– Compras pagas com cartão de crédito, não poderá haver qualquer acréscimo sobre os preços de quem paga com dinheiro.

– O prazo de entrega prometido no ato da compra deve ser cumprido. Para garantir, peça um comprovante por escrito e guarde junto com os demais documentos relacionados à compra.

– Ao comprar aparelhos eletroeletrônicos, peça ao vendedor para testar o aparelho na sua presença.

– Quando um equipamento for à assistência técnica durante a garantia, o prazo é de 30 dias para o conserto e devolução ao consumidor. Expirado esse prazo, o consumidor pode optar por receber outro aparelho novo e ou a devolução do valor pago pelo produto, corrigido.

– Ao fazer compra online ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor terá 7 dias ou mais de prazo para trocar ou devolver o produto.

– Ao comprar brinquedos, verifique se ele contém o selo do INMETRO. Um brinquedo que tem o selo do INMETRO, tem a garantia de qualidade. Não representa perigo para a criança, além disso, é estabelecido qual a faixa etária adequada para utilizar o brinquedo.

– O manual de produtos importados deve estar, obrigatoriamente, em língua portuguesa, com identificação do importador ou distribuidor no Brasil; que é o responsável perante o consumidor.

Programas gerenciais para pequenas empresas do CPT Softwares.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *