Você, criador de caprinos, sabia que cada etapa no crescimento dos bodes e cabras exige cuidados especiais na sua dieta?

Confira abaixo nossas dicas para melhorar a alimentação dos seus animais.

Especificidades de cada categoria

As cabras em lactação precisam de proteína não só para o próprio organismo, mas também para produzir seu leite. Por isso, esta parcela do aprisco deverá receber uma porcentagem mais alta deste nutriente. Balanceie a ração das cabras em produção leiteira entre os 22% e 24% de proteína.

Todas as categorias de fêmeas também podem consumir ração para vacas leiteiras, bezerras ou novilhas. Já para os cabritos e cabras que não estão em fase de produção de leite, ofereça ração com 18% de proteína.

É necessário uma atenção especial quanto a alimentação dos machos, já que eles têm tendência a formar pedras na urina. Para evitar este problema, dê apenas ração específica para caprinos ou ração para cavalos.

Tenha em mãos um software veterinário completo. Clique no link e saiba mais sobre o CPT Vetpédia Animais de Produção:

Fazendo a ração em casa

É possível comprar a ração pronta, ou fazer a mistura na sua propriedade. Uma opção de mistura eficiente utiliza farelo de soja e de algodão como fonte de proteína, e para dar energia, usar milho e trigo.

Orientação técnica neste momento é essencial, para fazer a formulação certa e tornar a mistura dos ingredientes homogênea.

Não ofereça aos caprinos o grão de milho inteiro, já que ele é muito indigesto. Os animais acabam tendo diarréia e não absorvem bem o alimento desta forma. O milho deve ser administrado na forma triturada, como um fubá mais grosso, conhecida como fubazão ou quirera.

Procurando mais dicas para a criação de cabras? Saiba como tratar a “doença do caroço” lendo o artigo:

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *