Curiosidade: Como surgiu o sorvete?

Neve misturada com fruta deu origem ao sorvete.

sorvete surgiu no mundo há mais de três mil anos, quando os chineses costumavam preparar uma mistura de neve com suco de frutas e mel. 

Aos poucos a técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.

Nos banquetes de Alexandre, o Grande, na Grécia, e nas famosas festas gastronômicas do imperador Nero, em Roma, também eram servidos frutas e saladas geladas com neve. O Imperador mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para misturar com mel, polpa ou suco de frutas. Na época o gelo era estocado em profundos poços construídos pelo povo.

A  revolução no mundo dos sorvetes aconteceu quando Marco Polo trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. Um francês chamado Francesco Procópio teve acesso a estas especialidades um século depois e abriu um café, em Paris, que servia bebidas geladas e sorvete tipo sorbet.

Depois disso os sorvetes se espalharam por toda a Europa e logo chegaram também aos Estados Unidos. Atualmente o EUA é o país que mais fabrica e consomem sorvetes no mundo. O sorvete tornou-se a sobremesanorte-americana por excelência, para celebrar o alimento foi criado o Dia Nacional do Sorvete: 14 de julho.

Já no Brasil, segundo historiadores, o sorvete surgiu quando um navio norte-americano, aportou no Rio de Janeiro em 1834, com 271 toneladas de gelo. Na época alguns comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas aos brasileiros. Como não tinha meios para fazer a conservação do alimento, os comerciantes anunciavam a hora certa de tomar o sorvete. 

Saiba mais sobre o mercado de sorvete no site da Abis – Associação Brasileira das Industrias de Sorvetes

CPT Sorveteria – Gerenciamento de Sorveteria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *