Curso auxilia produtor rural a negociar de maneira eficaz o preço do café

A Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e Emater-MG, em parceria com o Centro de Excelência do Café das Matas de Minas, estão ampliando o conhecimento dos produtores de café do estado de Minas Gerais, com o curso de “Noções de Classificação e Degustação de Café”.

Através do aprendizado, os produtores terão mais oportunidade de aumentar seus lucros ao negociar  o preço e a qualidade do café no mercado. Nos cursos, os produtores irão aprender técnicas de degustação e classificação. Além de participarem de aulas teóricas, com informações sobre os cuidados que devem ter antes e depois da colheita que influenciam na qualidade do café.

Segundo Bernardino Cangussu Guimarães, assessor da Secretaria de Agricultura de Minas, os produtores geralmente não possuem informações detalhadas sobre as características que influenciam no preço do café. Portanto, eles ficam dependendo das informações do comprador, sem condições de negociar a venda do produto de acordo com a sua qualidade. Com o conhecimento obtido no curso os produtores terão maior poder de negociação.

Os produtores também serão motivados a se manterem fortalecido frente ao mercado competitivo. A ideia, é incentivá-los a se unirem uns aos outros na hora de comercializar o café, pois, atráves de bons produtos e maior quantidade, os pequenos agricultores, poderão vender para uma fatia maior de mercado.

A produção de café precisa ser eficiente e de qualidade. Por isso, o uso de ferramentas que auxiliam os produtores no trabalho do dia a dia é fundamental. Para evitar que pragas e doenças causem danos a produtividade é importante que o produtor contrate um profissional que consiga detectar de forma eficiente os problemas das lavouras. No entanto, esse profissional precisa utilizar feramentas que o auxilie nesse diagnóstico. O CPT Agropédia e Receituário foi desenvolvido para ajudar o profissional a prescrever de forma eficaz uma receita agronômica. Ele contém mais de cinco mil documentos, todos provinientes da Anvia e Ministério da Agricultura.  Clique aqui para conhecê-lo.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *