Dar mesada é uma ótima maneira de ensinar aos filhos sobre educação financeira

Dar mesada é uma ótima maneira de ensinar aos filhos sobre educação financeira

No próximo dia 12 é comemorado o dia das crianças. A data é marcada com muita festa e presentes para a criançada. Muitos pais além de dar presentes separam uma quantia mensalmente de dinheiro para ajudar a criança a lidar melhor com as finanças.

Segundo especialistas, a atitude de dar mesada aos filhos é muito importante pois ajuda a criança ser mais responsável em relação ao dinheiro. Pessoas que começam a administrar desde novinhas sua mesada têm mais condições de ter um sucesso no planejamento financeiro quando adulto.

De acordo com os economistas a educação financeira pode ser introduzida na rotina da criança desde cedo. Os pais que investem na educação financeira dos filhos antes de se preocupar com a quantia será dada, precisa ensiná-la como lidar com o dinheiro, seja qual valor for.

Ao receber a mesada a criança terá condições de desenvolver o senso de responsabilidade. Com a mesada em mãos ela verá como pode ser difícil fazer o dinheiro render quando não se tem controle sobre os gastos seja ele um lanche na escola, doces, coleção de figurinhas etc.

Para que a criança vá se acostumando com lidar com o dinheiro, o ideal é começar com pequenas quantias semanais e ir aumentando até chegar num valor mensal. Para que a educação financeira do filho funcione corretamente, o pai não deve ceder ao pedido do filho quando ele quiser uma quantia de dinheiro fora do dia da mesada.

Faça o controle das suas finanças com o auxílio do programa CPT Finanças da Família.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *