Dicas de como proceder no trânsito em casos de alagamentos

Com o aumento das chuvas de verão os motoristas correm o risco de transitar por vias alagadas. Os riscos de alagamentos nos automóveis são eminentes em qualquer cidade do país. Daí vem a pergunta: Como proceder no trânsito quando existe um alagamento? Em muitos casos, além de perdas materiais, a vida do motorista também corre perigo. Por isso, algumas dicas são importantes para que o condutor consiga sair da situação sem grandes perdas. 

Abaixo, recomendações do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para preservar o carro em áreas alagadas.

– Motorista com o veículo alagado: se o carro morrer, não tente ligá-lo novamente. Dessa forma, reduzirá o risco de danos causados ao motor por calço hidráulico.

– É importante observar a altura da água no trecho alagado. Existem um limite máximo para o veículo continuar rodando sem problemas. Em geral, o nível não pode exceder o meio da roda do carro.

– O veículo devera ter uma baixa velocidade, com a rotação do motor girando em torno de 2.500 RPM.

– É recomendado desligar o ar condicionado para impedir que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor.

– Cuidado com veículos rebaixados e turbinados, eles apresentam maiores riscos de sofrer calço hidráulico.

– É preciso manter a calma! O motorista poderá sentir o volante mais pesado nos carros com direção hidráulica. Além disso, poderá ocorrer a interrupção do funcionamento da tração 4 X 4 e aumento no esforço para acionar os freios.

– Algumas anomalias poderão ocorrer com o veículo. É preciso ter cautela e observar anomalias referentes à luminosidade do painel, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, e luzes da injeção eletrônica, bateria e ABS. Na maioria das vezes, as ocorrências são passageiras e não impedem a dirigibilidade.

– É importante fazer um check-up preventivo no veículo para corrigir possíveis alterações no sistema de injeção eletrônica. Caso o alagamento já tenha sido ocorrido, é fundamental levar o automóvel em uma oficina mecânica para verificar todos os itens do veículo.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *