Dicas de como se comportar no ambiente de trabalho

No trabalho passamos a maior parte de nossas vidas. Cada atitude tomada nesse tipo de ambiente é avaliada; seja por um colega ou superior. Com objetivo de auxiliá-lo, segue algumas dicas de comportamento dentro da empresa.

Com a proximidade de dias mais quentes é comum algumas mudanças de comportamento como a utilização de roupas mais leves e frescas. Porém, no ambiente de trabalho é preciso tomar alguns cuidados para que sua aparência não seja motivo de “piada’ entre os funcionários.

VESTUÁRIO:

Mulheres

• Não use decotes, transparências, roupas de ginástica, roupas curtas, minissaias, tomara que caia;
• Evite calças muito justas;
• Cuidado com babados e rendas;
• Nunca deixe as roupas íntimas visíveis;
• Jamais use blusas que deixam a barriga à mostra;
• Não deixe o colo e as costas à mostra;
• Prefira cores discretas, sem estampas fortes;
• A maquiagem deve ser discreta e funcional;
• Evite perfumes fortes para o trabalho.

Homens

• Tenha os cabelos sempre penteados;
• A barba deve ser feita todos os dias ou aparada regularmente;
• Evite utilizar camisas, identificando times;
• Use sempre roupas limpas e bem passadas;
• Evite shorts e bermudas;
• Não use regatas, chinelos;
• Evite perfumes fortes para o trabalho. Prefira sempre colônias suaves.

HORÁRIO:

• Procure ser pontual, evite atrasos. Procure chegar e sair na hora certa.

CORDIALIDADE:

• Ao chegar e sair do local de trabalho, não se esqueça de cumprimentar os demais;
• Evite tratar seu patrão com muita intimidade;
• Brincadeiras podem ser saudáveis, mas tudo tem hora. Não tire a concentração de um colega, por melhor que seja a piada;
• Mesmo que o clima seja de descontração, o ambiente profissional exige muita seriedade, respeito e compromisso para com o seu ofício;
• Procure ter espírito de coleguismo. Seja solícito sempre que necessário;
• Evite o mau humor;
• Haja com discrição.

HIGIENE:

• Tanto a higiene pessoal quando a do local de trabalho são importantíssimas;
• Jamais jogue lixo no chão;
• Evite alimentos fora do horário de café e almoço;
• Procure manter o banheiro sempre do jeito que você encontrou;

PATRIMÔNIO:

• Tente zelar pelo patrimônio da empresa. Se não sabe como operar algum aparelho, pergunte.

INTERNET:

• Evite usar internet para uso pessoal. Assuntos particulares interferem na produção do seu trabalho.

CELULAR:

• Evite toques muito chamativos ou altos. Procure deixá-lo no no silencioso e atenda somente quando necessário. Dicas de como se comportar no ambiente de trabalho!

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *