Dicas para aumentar a produtividade da sua propriedade

A pecuária tem, no Brasil, um mercado consolidado e exigente. Cada vez mais é fundamental investir na produtividade do gado, haja vista que o mercado também é competitivo e só os melhores conseguem obter destaque.

Na pecuária de leite, os pequenos produtores, que trabalham com mão de obra familiar, concentram boa parte da produção de leite no país, ainda que possuam uma área menor e menor volume de produção. Porém, isso não impede que esses produtores obtenham um bom retorno econômico e uma produção de qualidade, utilizando tecnologias que facilitem as rotinas diárias.

Para aumentar a eficiência produtiva em pequenas propriedades e garantir a renda para a família, bem como oportunidade para que as próximas gerações continuem produzindo, é fundamental realizar uma gestão eficiente dos fatores produtivos. Por conta do caráter familiar, dificilmente encontramos famílias que realizem algum tipo de gestão da sua propriedade.

Isso acaba dificultando a evolução dos índices de produção, dado que é impossível produzir uma base de dados que retrate a situação real da fazenda.

Para aprimorar a gestão produtiva em sua propriedade, algumas dicas podem ser úteis. Confira a seguir:


– Anote!

Passe a ter o hábito de fazer anotações, pois esse é o primeiro passo para realizar uma boa gestão do seu negócio. Eventos econômicos, como receitas e despesas, e zootécnicos devem ser registrados.

A partir desse registro, será possível observar quais são os pontos fracos e fortes da fazenda, o que permite ao produtor tomar medidas técnicas precisas para que os índices de sua propriedade melhores.

– Diagnostique!

Depois, é necessário realizar um diagnóstico da estrutura, do rebanho e da mão de obra da fazenda. Esse diagnóstico tem como objetivo obter informações como

– Número de animais em lactação;

– Número total dos animais;

– Número de novilhas.

– Analise!

A partir dos dados, analise quais são as despesas totais e as rendas que sua propriedade possui.

– Inicie!

A partir desses itens básicos, é possível dar um direcionamento à propriedade. Sem eles, a gestão se torna esporádica e sem foco. O foco inicial para a realização do planejamento deve ser a exploração máxima da estrutura já existente na fazenda.

Fonte: Milk Point – milkpoint.com.br
por Renato Rodrigues

Conheça nosso Softwares para a Gestão Agropecuária:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *