Dicas para eliminar dívidas

Quem está endividado e não consegue sair do vermelho precisa fazer um planejamento para que as finanças da família sejam controladas e vire motivo de comemoração. Para auxiliar aqueles que não consegue manter as finanças em dia segue abaixo, algumas dicas para eliminar dívidas.

– Além de cortar os gastos é importante procurar uma segunda fonte de renda. No auge das dívidas uma das melhores opções é aumentar a renda com um segundo emprego ou bico.

–  Tente renegociar as dívidas e pague primeiro aquelas que possuem taxas de juros alta. Anote todas as suas dívidas e comece pagando as mais altas. Ao ir eliminando cada dívida evite fazer novas.

– Caso tenha vários cartões de crédito, corte para no máximo 2. Quanto maior o número de cartões de crédito, maior será a probabilidade de fazer novas compras que não será capaz de pagar.

–  Negocie  suas dívidas. Procure reunir suas dívidas, em vez de pagar 4 ou 5 empréstimos separadamente, procure um banco e tente um empréstimo-consolidação. Muitas vezes, as taxas de juros desse tipo de empréstimo são menores.

– Mude seus hábitos e compre apenas o necessário. Cuidado com promoções e ofertas, muitas vezes compramos algo que não é necessário somente por causa do deseja imediato.  

– Faça um orçamento familiar e procure viver dentro das possibilidades que estão acordadas.

– Tente fazer uma poupança e guarde pelo menos 10% do rendimento familiar.

Para conseguir fazer o controle mais eficaz conheça o programa CPT Finanças na Família – para controle e administração das finanças da família. Com o software, você terá a oportunidade de seguir os passos recomendados para quem quer se livrar das dívidas.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *