Dicas para empreendedores de lojas de roupas online

Como todo negócio, as lojas de roupas online estão sujeitas a riscos se alguns passos essenciais não forem seguidos. Para obter sucesso nesse nicho de mercado, o empreendedor deve estar preparado para enfrentar desafios, ter afinidade com o negócio e ser astuto para se adequar às mudanças mercadológicas. Além disso, é indispensável fazer um bom planejamento e estudo minucioso de mercado, para averiguar a viabilidade do empreendimento.


Faturamento alto ou manutenção da loja?

No e-commerce, algumas lojas de roupas online começam a faturar bem, logo nos primeiros anos, por uma série de fatores. Esse quadro promissor faz com que muitos empresários queiram que o mesmo aconteça com seus empreendimentos. Mas não é bem assim, pois é difícil saber, com exatidão, se o negócio realmente atingiu o break even. Mais do que faturar alto, o importante é conseguir caixa suficiente para a manutenção da loja.


Postura comercial agressiva

Lojas de roupas online que faturam alto já nos primeiros anos, em alguns casos, querem mostrar potencial a possíveis investidores; em outros, querem eliminar a concorrência não importando os riscos. Essa postura comercial agressiva é perigosa, pois pode resultar em perdas financeiras astronômicas e desastrosas. Não é mera coincidência que muitas que agem assim abrem falência nos primeiros anos de abertura. Portanto, muito cuidado!


E quanto ao estoque?

Alguns empreendedores das lojas de roupas online temem que seus clientes fiquem sem itens em caso de aumento na demanda. Com isso, empregam capital para manutenção de grandes estoques, com peças de cores e tamanhos diversos. Entretanto, não pensam em reservar capital de giro para a manutenção do negócio. Como o mercado oscila muito, a demanda pode cair e as mercadorias podem ficar ociosas no estoque. Isso significa perdas e prejuízos ao empreendedor.


Mudanças de tendência no e-commerce

Outro fator de suma relevância são as mudanças de tendência no e-commerce. Cabe ao empreendedor estar preparado para elas e se portar com sabedoria e cautela diante das oscilações do mercado. Para tanto, é essencial um contínuo monitoramento do setor para evitar correr riscos desnecessários. Alguns empresários entendem que o linkbuilding é a melhor opção e investem em sites de moda, que apontam para a sua loja de roupas virtual. Mas depois percebem que o tráfego não foi o suficiente e as vendas não comportam os gastos.


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Fonte: ecommercebrasil.com.br

Por Andréa Oliveira.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

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