Dicas para fazer o controle financeiro em 2011

Segundo economistas, o Brasil vive um excelente momento econômico. Com o aumento da renda, os juros menores e a inflação controlada, o brasileiro poderá fazer o planejamento da sua vida financeira. Porém a maioria dos brasileiros ainda não sabem como lidar com o dinheiro. A falta de educação financeira tira o sono e estraga os planos de muita gente.

De acordo coma revista Você S/A, o povo brasileiro ainda prefere fazer compras parcelado quando sabe que a prestação é compatível com o salário do mês. Poucas são as pessoas que levam em conta as taxas de juros que pagam ao parcelar uma compra.

O bom momento econômico é uma oportunidade de reorganizar as finanças, aprender a ganhar dinheiro e planejar para alcançar um equilíbrio financeiro em 2011.

Veja algumas dicas simples e práticas para obter o controle das finanças no próximo ano:

– Exponha a situação financeira de todos os membros da família. É importante a participação de todos sobre as decisões e os rumos que serão tomados para controlar as finanças na família. 
 
– Anote em uma planilha com todos os gastos do mês, onde devem constar até mesmo passeios, lanchinhos, gorjetas, etc;

– Insira na planilha os valores e as despesas típicas de início de ano, como IPTU, IPVA, material escolar;


– Coloque em seu orçamento mensal as despesas como: parcelas no cartão, gastos com presentes, crediários e as dívidas feitas em 2010;

– Estabeleça os sonhos, objetivos e prazos para realizá-los. Depois coloque no seu orçamento mensal os valores que terá que poupar para conquistá-los;

– Corte os gastos supérfluos. É possível juntar dinheiro ao cortar esses gastos que não são contabilizados no dia a dia;

– Compre somente o que é necessário. É importante fazer uma lista das necessidades para não cair nas armadilhas das ofertas.

-Evite ir às compras com crianças; e com fome.

– Faça de tudo para não entrar no limite do cheque especial outra questão que deve ser evitada é pagar a parcela mínima do cartão de crédito, essas são as principais armadilhas para o desequilíbrio financeiro, em função dos altos juros.

– Negocie suas dívidas. Pechinche na hora de comprar, mas, principalmente, na hora de pagar as dívidas. É fundamental estabelecer parcelas que caibam em seu orçamento.

 Com o planejamento financeiro é possível realizar sonhos e garantir uma vida de qualidade para toda a família. O CPT Softwares irá lançar em breve o CPT Finanças da Família. Com ele a família poderá fazer o controle financeiro de todas as receitas e despesas. Com o CPT Finanças da Família, é possível fazer o controle do orçamento doméstico de forma simples e fácil.

Aguardem lançamento.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *