É preciso utilizar de maneira correta os agrotóxicos

Os agrotóxicos são produtos, que utilizados de maneira inadequada, podem causar danos para saúde e meio ambiente e, por isso, a fiscalização é fundamental.

O IMA é a instituição responsável em Minas Gerais pela fiscalização do comércio, do armazenamento e do uso de agrotóxicos. Segundo Altino Rodrigues Neto, diretor-geral do IMA, o objetivo das fiscalizações é assegurar o uso racional e correto dos agrotóxicos, bem como, promover a preservação do meio ambiente e a manutenção da saúde pública para ofertar produtos mais saudáveis na mesa do consumidor mineiro.

Em Minas Gerais, o comerciante e prestador de serviço de aplicação de agrotóxico, é obrigado a obter o registro no Instituto. Além disso, é preciso estar credenciado em um posto ou central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que deve, indicar ao usuário, na nota fiscal de compra, o endereço dessas unidades para devolução no prazo máximo de um ano após adquiri o produto.

Para aplicar um agrotóxico é preciso contar com um profissional qualificado que saiba prescrever com eficiência as receitas agronômicas.

O software CPT Agropédia e Receituário é uma ferramenta de auxílio para os profissionais emitirem de maneira correta um receituário agronômico. Além disso, o profissional poderá pesquisar sobre insetos e doenças, plantas daninhas, produtos formulados e ingredientes ativos em mais de 5.000 documentos disponíveis no programa.

O CPT Agropédia e Receituário permite ainda, o cadastro ilimitado de usuários e dados sobre clientes/proprietários, profissionais, propriedades e números de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *