Engorde seu gado com precisão

Engorde seu gado com precisão

Com a pecuária de precisão é possível reunião o máximo de dados relevantes possível. Informando o pecuarista dinamicamente sobre, por exemplo, clima, desempenho do gado e mercado é possível tomar decisões mais acertadas.

Engorda acima da média

Em 2011, o empresário José Roberto Ribas Filho, dono da Ribas Agropecuária, resolveu entrar no setor de pecuária de forma inovadora. Descobrindo uma forma de engorda que supera a média do mercado, José decidiu investir em um “boitel”, ou um hotel para bois. Ao invés de manter o próprio rebanho, o empresário presta o serviço a terceiros.

“Com automação e todas as ferramentas tecnológicas, começamos a ter uma engorda eficiente acima de 1,8 quilo por animal ao dia, ante a média do mercado, de 1,5 quilo.” diz o empresário.

Os peões da empresa de José Roberto não tocam animais pelo pasto, como tradicionalmente, mas se atentam aos números. Alexandre Marcelino de Oliveira, de 21 anos, precisa distribuir a ração exata em cada cocho de gado confinado. No processo, ele envia os dados para um sistema que monitora o andamento da produção.

Alta tecnologia para o seu negócio

Para elevar seu gado a uma engorda eficiente, cada vez mais é preciso utilizar ferramentas tecnológicas avançadas. O gerente executivo da Associação Nacional da Pecuária Intensiva, Bruno Andrade, conta que estudos revelam uma lucratividade três vezes maior por arroba do pecuarista que usa alta tecnologia e de forma correta.

Considere o quanto seu negócio ganharia com a aplicação de novas tecnologias. Para isso, se informe com um profissional da área, para analisar o seu caso, e utilize softwares para controle e administração da sua fazenda.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *