Entendendo a adubação de plantas

Entendendo a adubação de plantas

Da mesma forma que nós precisamos de alimento para sobreviver, as plantas também precisam. Os nutrientes necessários para o bom crescimento delas estão concentrados nos fertilizantes, que são feitos de material orgânico e com substâncias naturais. São divididos pela forma de absorção: foliar ou radicular; e, ainda, em orgânicos, minerais e organominerais.

Como dito, as plantas precisam absorver nutrientes para que possam se desenvolver e crescer de forma saudável. Esses nutrientes são divididos em macronutrientes, que são os mais importantes e vitais para o desenvolvimento delas, como o nitrogênio, fósforo e potássio; e micronutrientes, que são essenciais para que as plantas não apresentem deformidades, como o cloro, o cobre, o ferro e o níquel.

Quanto à absorção foliar e radicular, a primeira consiste na absorção desses nutrientes pelas folhas, que possuem estômatos que “ingerem” os nutrientes, que devem ser misturados à água e pulverizado sobre elas. Já a absorção radicular se dá através da raiz, através do solo onde a planta está afixada.

Os fertilizantes orgânicos podem ser compostos de esterco de animais ou até de compostagem vegetal, enquanto os minerais são produtos de tratamentos químicos e devem ser usados para a adubação radicular. Os organominerais são resultado de um híbrido entre os orgânicos e os minerais, sendo, consequentemente mais completo para as plantas, podendo, ainda, ser aplicados foliar ou radicularmente.

Por fim, alguns outros produtos podem auxiliar na fertilização e preparo do solo para o cultivo. São eles: condicionadores de solo, que melhoram as condições de crescimento para as plantas que o solo receberá; substratos, que são utilizados para substituir a terra em um curto período de tempo e podem ser compostos de fibra de coco, ou carvão vegetal, por exemplo; e húmus de minhoca, que é um adubo orgânico natural, leve, inodoro e fresco, resultado da ação das minhocas na decomposição de matéria orgânica.

Conheça nossos Softwares para Gestão Agropecuária – Adubação:

Adubação Hortaliças – Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita

Adubação Frutas e Flores – Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita

Adubação Grandes Culturas – Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita para Grãos, Fibrosas, Oleaginosas, Pastagens, Forrageiras e Florestas

Adubação Grandes Culturas – Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita para Grãos, Fibrosas, Oleaginosas, Pastagens, Forrageiras e Florestas

CPT Adubação Premium – Software para Elaboração de Projetos de Adubação de Custo Mínimo do Plantio à Colheita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *