Conheça uma forma eficaz de controlar a infestação de carrapatos no seu gado!

Carrapatos são um problema sério para a pecuária, tanto de corte quanto de leite. Se não for controlada, essa praga pode trazer diversos malefícios para a criação: fraqueza, perda de apetite, e até a chamada “tristeza parasitária bovina”, um mal capaz de levar os animais à morte.

E o uso errado dos carrapaticidas só piora a situação! Um erro comum é a aplicação sucessiva destes produtos, o que resulta no oposto do esperado. Os carrapaticidas matam os parasitas mais fracos, mas acabam selecionando os mais resistentes. Desta forma, fica cada vez mais difícil combater a praga.

Como controlar o carrapato?

Para superar este problema, uma opção é utilizar o controle seletivo. Essa prática se baseia no uso do produto certo apenas nos animais suscetíveis à praga.

Para isso, a primeira coisa que você precisa saber é o nível de infestação no seu rebanho, avaliando os animais a cada 20 dias.

Neste processo, se observa o terço anterior dos animais, desde a região da cernelha até a cabeça. Locais como as axilas e orelhas costumam juntar mais exemplares. Caso encontre 8 ou mais carrapatos grandes na avaliação, o animal deve ter o carrapaticida aplicado em todo o corpo.

Qual carrapaticida aplicar?

Esta é uma etapa que merece maior cuidado! Aqui, é de extrema importância a ajuda especializada, como de uma faculdade de veterinária ou da Embrapa, para fazer um teste de biocarrapaticidograma.

O teste revela quais produtos irão te ajudar no combate à praga da sua criação. Para fazê-lo, você precisa enviar 200 carrapatos bem gordos, cheios de sangue, em um recipiente. Lá, eles serão testados com diferentes substâncias, chegando assim, à conclusão dos melhores produtos para você utilizar.

Segundo a veterinária Cecília Veríssimo, utilizando o carrapaticida certo e apenas nos animais suscetíveis, o pecuarista será capaz de economizar e alcançar bons resultados. Com a prática, Veríssimo conseguiu com seus animais reduzir 80% no uso de carrapaticida nos animais mestiços, nos meio-sangue, queda de mais de 90%, já no gado holandês puro, 40%.

A Embrapa apresenta instruções práticas no material “Teste de eficácia de carrapaticidas: como proceder para coleta e envio de carrapatos.” . Acesse pelo link abaixo:

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1122446/teste-de-eficacia-de-carrapaticidas-como-proceder-para-coleta-e-envio-de-carrapatos

E para te ajudar no controle da saúde dos seus animais, utilize o CPT Vetpédia Animais de Produção. Este é um software veterinário completo, com guia terapêutico, compêndio de medicamentos veterinários, e muito mais. O programa pode ser utilizado em hospitais veterinários, clínicas veterinárias e fazendas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *