Você, pecuarista, sabe muito bem a importância da alimentação para os animais. Uma dieta equilibrada é capaz de ajudar na qualidade de vida do gado, impedir doenças e aumentar a sua produtividade.

Aprenda a formular sua ração para gado e pratique no demonstrativo gratuito do software CPT Ração Premium!

Veja neste artigo, a receita de ração para o gado confinado em terminação sugerida pelo veterinário Juliano Fernandes, do confinamento experimental da UFG (Universidade Federal de Goiás).

No curral coordenado por Juliano, o processo de confinamento leva 90 dias. Os animais entram com 2 anos de idade, aos 360 kg, e precisam ganhar cerca de 1,7 kg por dia, atingindo os 515 kg, ou 19,5 arrobas.

Dietas ao longo do confinamento

No confinamento, não é sugerido fazer apenas uma dieta, mas formular rações para períodos diferentes do mesmo processo.

Nos primeiros 30 dias, os animais precisam de uma alimentação com mais proteína, ou seja, mais volumoso (como a silagem). Nos próximos 60 dias, a dieta precisa ser mais energética, com apenas 10% de volumoso e 90% de concentrado (como o sorgo ou o milho), que é rico em energia.

Nos últimos 60 dias

Para a dieta de terminação, o veterinário sugere que dos 100 kg de ração, 41 kg de silagem de milho, 44 kg de milho moído, 2 kg de farelo de soja, 10,5 kg de caroço de algodão, 700 gramas de ureia, 1,8 kg de mineral.

Mas, Fernandes alerta “Então, se você não levar tudo na ponta do lápis, fazendo tudo certinho, é grande a chance de ter prejuízo”

Por isso, é importante ter em mãos a ferramenta certa, para multiplicar as suas chances de sucesso. Mas, ao invés de anotar com o lápis, tenha seus dados controlados por softwares específicos para a pecuária:

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *