Falta de planejamento influencia para o fechamento de empresas

A ausência de comportamento empreendedor, a falta de planejamento, deficiências no processo de gestão empresarial, insuficiência de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, e impacto de problemas pessoais sobre o negócio são os principais motivos que levam a mortalidade precoce das empresas brasileiras.

Segundo dados da Junta Comercial do Estadode São Paulo, de cada cem novas empresas abertas no Estado, 27 não conseguem completar um ano de atividades. Para o consultor do Sebrae, Paulo Pedro João Gonçalves, a falta de planejamento contribui para o encerramento das atividades empresariais. O empreendedor que pretende abrir um novo negócio deve se preparar para atuar num mercado altamente competitivo.

Gonçalves explica que é preciso fazer o planejamento antes de abrir o empreendimento. Além disso, após fazer a abertura do negócio é preciso pensar no gerenciamento da empresa. “O empresário não pode descuidar da gestão básica, como o controle do fluxo de receitas e despesas e o acompanhamento das mudanças dos hábitos dos consumidores. Itens básicos como finanças e marketing devem sempre ser observados para o sucesso da atividade empresarial”, recomenda o consultor.

O planejamento é fundamental para o crescimento da empresa. Ele é a base de sustentação do negócio. O planejamento deve ser realizado a cada 12 meses para que a empresa tenha condições de tratar imprevistos ocorridos e investir no aumento da produtividade e, consequentemente, lucratividade.

Com o intuito de fazer o pequeno empreendedor parar e pensar sua empresa. O CPT Softwares desenvolveu o programa CPT Planejamento. Simples e didático, o CPT Planejamento é indispensável durante a definição da estratégia empresarial para os próximos meses. Ele permite uma análise das possibilidades com antecedência e auxilia na previsão de custos, delegação de tarefas, otimização de tempo e potencialização de resultados.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *