Febraban diminui prazo para compensação de cheques

Cheques poderão ser compensados em até dois dias úteis. O prazo já começa a valer a partir dessa terça-feira (19), e serão válidos em todo o país segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os cheques no valor de até R$ 299,99 terão prazo de dois dias úteis para ser compensando, já os cheques com valores acima de R$ 300, terão um dia útil. Até hoje, os prazos eram de quatro dias. Dependendo da região do país, os cheques poderiam levar até 20 dias úteis para serem compensados.

De acordo com Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a implantação da medida foi permitida graças ao novo sistema de Compensação Digital por Imagem. Com o processo digital, os cheques não precisam mais ser transportados de um banco para outro.

Faria acredita que com a eliminação do trajeto físico do cheque, também serão reduzidas as chances de clonagem, extravio, perdas e roubo dos mesmos. Outro benefício segundo a Febraban, é o ponto de vista ambiental, pois a mudança contribui para a redução expressiva de emissões de CO2 na atmosfera.

Sistemas para empresas:

Conheça nossos softwares gerenciais para pequenas empresas. Entre as várias funcionalidades existentes no programa, a opção de movimentar cheques facilita na hora de fazer o controle financeiro do negócio

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *