Finanças na família – importância do planejamento patrimonial

A família é dotada de patrimônio e este representa recursos que devem ser medidos e controlados. Trata-se, na verdade, de um conjunto de fontes, as chamadas origens, e de aplicações, ou seja, onde foram alocados esses recursos. Gerir um patrimônio significa orientar-se nas informações disponíveis, buscar outras consideradas relevantes para as decisões e, então, definir as estratégias que, certamente, irão influenciar na riqueza líquida da família.

Cada vez mais se amplia a necessidade de organizar e planejar a gestão do patrimônio familiar e as contribuições que a economia, a administração e a contabilidade podem dar às famílias, são enormes e vão desde a simples orientação do acompanhamento da política econômica, ao registro e organização de relatórios, estudo de padrões e previsões de situações futuras.

Planejar, organizar e orientar-se, para então decidir e executar são procedimentos que estão cada vez mais presentes na gestão do patrimônio das famílias, e tudo isso se justifica para evitar que o conjunto de bens e direitos torne-se ameaçado pelas obrigações. O crescimento desproporcional dessas, leva ao endividamento e à criação de situações desfavoráveis ao equilíbrio patrimonial.

Qual é o seu patrimônio hoje? Nem todo mundo sabe responder esta pergunta rapidamente. Para mensurá-lo, então, construa uma tabela, utilizando os itens a seguir:

Ativos
Natureza do ativo Valor
Conta Corrente APLICAÇÕES

– Caderneta de Poupança
– Fundos de Renda Fixa
– Fundos de Renda Variável
– Ações
– Ouro
– Outros (Discriminar)

IMÓVEIS

– Residencial
– Casa na praia
– Casas alugadas
– Lotes
– Outros (Discriminar)

VEÍCULOS

– Carro 1
– Carro 2
– Outros (Discriminar)

 JOIAS

OBJETOS DE ARTE
OUTROS ATIVOS (Discriminar)
Total:
PASSIVOS (TIPOS DE DÍVIDAS)
Natureza do passivo Juros (%) Valor
− Empréstimos pessoais
−Cheques especiais
− Cartões de crédito
− Crediário
− Agiotas
− Financiamento Imóveis (**)
− Financiamento veículos (**)
− Outros (Discriminar)
Total:
Patrimônio líquido: total ativos – total passivos =

Esta, no entanto, não é a maneira mais eficaz de se fazer o planejamento do patrimônio familiar. Para um maior e melhor controle dos bens de sua família, o Software CPT Finanças na Família lhe ajudará a planejar o futuro de forma real e com dados concretos. O programa irá orientar sobre suas atividades, inclusive, mostrando quando as finanças da família estiverem chegando no vermelho.

Por Silvana Teixeira

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *