Um indicativo da má qualidade da água é a sua menor ingestão. Isso pode significar condições sanitária ruins ou baixo nível de bem-estar animal na granja.

A água é parte essencial da nutrição das galinhas, de postura ou de corte. Ela ajuda no controle térmico, digestão, excreção e muitas outras importantes funções fisiológicas das aves. Porém, a água que a criação consome ainda é muito pouco cuidada pelos produtores.

Algo pouco realizado nas granjas é o controle de microrganismos da água que será ingerida pelas aves. É importante fazer este trabalho, já que a qualidade da água afeta diretamente na performance zootécnica das galinhas.

Maneje a cama de frango da sua granja de forma inteligente:

Contaminação

A água de baixa qualidade pode também levar a contaminação por bactérias, fungos e leveduras. Contaminadas, as aves sofrem problemas no intestino, o que leva a má absorção dos nutrientes presentes no alimento, e consequente perda de peso.

Um ponto que influencia na proliferação destes microorganismos é o valor do pH da água. Permanecendo o pH do líquido entre 3 e 4, dificulta a permanência destes organismos, evitando-se a contaminação das galinhas.

Características da água

Verifique algumas características da água que você oferece aos seus animais. Caso apresente o pH mais alcalino (acima de 7), a temperatura alta (acima de 21º C) ou alto nível de dureza, ela se torna desagradável para o paladar das galinhas.

Além disso, sob estas condições, as aves podem sofrer um efeito laxativo, baixar a eficiência de medicamentos administrados e comprometer o seu ganho de peso.

Em cada região do país a água apresenta características diferentes de pH, dureza, STD (sólidos dissolvidos totais), ferro e outros diversos componentes. Por isso, é importante conhecer como o líquido se apresenta na sua região, e controlar ele, para favoreça a sua produção.

Tenha o controle da nutrição das suas galinhas com o CPT Ração de Aves! Esta é uma ferramenta indispensável para o aumento da produtividade das suas aves, sejam elas de corte ou postura.

Formule dietas de custo mínimo, amplie a eficiência alimentar e econômica com estratégias de manejo nutricional. Utilize o CPT Ração de Aves!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *