Artigos sobre a área Agropecuária

Uso racional de antibióticos no tratamento de mastite em vacas

A frequência do uso de antimicrobianos na pecuária leiteira vem da necessidade de se combater a mastite em vacas. Entretanto, alguns pecuaristas fazem uso irresponsável dos antibióticos, o que aumenta a resistência bacteriana e dificulta do tratamento da mamite. Uma das medidas a serem tomadas para impedir que as bactérias se tornem resistentes.

Conheça um pouco mais o Software CPT Adubação Premium

Pensado para facilitar a gestão agropecuária, o CPT Adubação Premium foi desenvolvido para engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, técnicos agrícolas e profissionais que prestam serviço de assessoria técnica com o objetivo de aumentar a produtividade de lavouras e florestas que possuem de baixo a médio nível tecnológico.

5 dicas para começar uma criação de suínos

De acordo com dados do MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária –, o Brasil é o quarto colocado na produção de suínos. Essa posição se deve ao fato de o Brasil possuir um sistema de produção de carne suína extremamente organizado e voltado para a qualidade da carne, com expectativas extremamente positivas de crescimento.

Como adubar plantas com adubos orgânicos

Para que as plantas se tornem viçosas, com os mais belos tons de verde e cores vibrantes, é essencial proceder à correta adubação. Alguns preferem a adubação inorgânica (adubos minerais), mas outros afirmam que a adubação orgânica é tão eficiente quanto, além de ser ecologicamente correta.

As 4 principais técnicas de irrigação

A irrigação é um dos processos mais importantes no cultivo da maioria das espécies vegetais. Essa técnica foi sendo desenvolvida e aperfeiçoada com o passar dos anos. A falta ou a irregularidade das chuvas é prejudicial às plantas, pois elas precisam de água com determinada frequência para que possam se desenvolver saudavelmente.

Bem-estar de suínos na maternidade aumenta produtividade

O tratamento humanizado em todo tipo de criação animal está cada vez mais difundido mundialmente. Os criadores perceberam que, ao garantir conforto aos animais, a performance do rebanho torna-se otimizada. Na suinocultura, não é diferente, o bem-estar dos suínos aumenta a produtividade do plantel.

Veja como economizar água na irrigação

Para evitar desperdício de água em locais com sistema de irrigação, é fundamental fazer inspeções contínuas nas instalações. Afinal, cada milímetro de água desperdiçado aumenta os custos de produção. Portanto, é preciso averiguar se existem vazamentos nas tubulações dos equipamentos de captação e distribuição de água.

O sucesso da suinocultura é resultado da boa gestão

O sucesso da suinocultura é resultado da boa gestão. Para tal, é preciso encarar a criação de suínos como um empreendimento como outro qualquer. Felizmente, há ferramentas que auxiliam o suinocultor no gerenciamento das atividades realizadas na propriedade. O software CPT Suínos é uma delas.

Vantagens do uso da água residuária na irrigação

O uso da água residuária na irrigação deve ser viável econômica, técnica e ambientalmente. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade da lavoura e garantir boa rentabilidade ao produtor, sem gerar impactos ambientais. Sem falar que o aproveitamento da água oferece maior sustentabilidade à produção.

Como um Software pode melhorar a gestão rural e aumentar a competitividade?

Em negócios rurais, o sucesso da atividade é resultado do gerenciamento de todas as etapas e divisões da propriedade rural. A competitividade depende, também, do total controle dos custos e da produtividade. Para atingir esses dois pontos fundamentais, é necessário investir em gestão. Nos dias atuais, essa gestão está facilitada graças aos softwares disponíveis no mercado, que facilitam a vida do proprietário rural e automatizam todas as etapas do negócio rural.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade