5 dicas para começar uma criação de suínos

Criação de suínos

De acordo com dados do MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária –, o Brasil é o quarto colocado na produção de suínos. Essa posição se deve ao fato de o Brasil possuir um sistema de produção de carne suína extremamente organizado e voltado para a qualidade da carne, com expectativas extremamente positivas de crescimento.

Para obter uma posição de destaque nesse mercado, é preciso estar atento a vários fatores, que serão cruciais para o sucesso da atividade, como o manejo dos animais, a correta nutrição, a higiene e a saúde deles. Além disso, é fundamental dispor de mão de obra qualificada, uma vez que são várias as atividades a serem desempenhadas diariamente.

Uma alternativa para facilitar a criação de suínos pode ser o investimento em um software que facilite o acesso aos dados e às demais informações que serão importantes para conduzir a criação. O CPT Fazenda Agrícola e Pecuária - Software para Gerenciamento Financeiro e Econômico de Atividades Agrícolas e de Pecuária em Propriedades Rurais permite aos produtores um acesso rápido, fácil e seguro aos indicadores financeiros e econômicos agropecuários, que conferem sustentabilidade à propriedade rural.

Além disso, para você que pensa em iniciar uma criação de suínos, fique ligado nessas outras dicas:


1- Primeiros passos

O primeiro passo a ser dado é a realização de um estudo de mercado, para avaliar as condições e obter um “norte” para dar início à atividade. Em seguida, é preciso conseguir licenciamento para a atividade, em órgãos ambientais, fiscais e sanitários. Cada tipo de criação precisa de uma licença diferente, como a criação de leitões para engorda ou a produção de reprodutores.

2- Os dejetos

Os dejetos podem ter como destino a produção de biogás, sendo necessária a implementação de biodigestores na propriedade. O projeto de criação dependerá de condições da propriedade, do volume de produção e do uso final dos resíduos.

3- Melhores raças

Para cada tipo de criação, há raças que apresentam melhores resultados. Por exemplo, para a produção em ciclo completo independente, o produtor pode escolher a raça, optando, geralmente por leitoas F1 Landrace-Large White e comprando sêmen de cachaços terminadores. Ainda há, também, a possibilidade de melhoramento genético.

4- Instalações

De acordo com cada fase de criação, como a gestação, maternidade, creche e terminação, a instalação é variável, de acordo com o tamanho dos animais. Em média, o tamanho recomendado é de 1 a 1,20 m por animal de 100 kg.

5- Automação. Vale a pena?

A criação de suínos tem se tornado cada vez mais automatizada. Por exemplo, o primeiro item a ser automatizado é a coleta e o tratamento dos dejetos. Essa automatização é vantajosa financeiramente e, no geral, os produtores costumam conseguir financiamento bancário com a orientação das empresas integradoras e cooperativas. Em todos os casos, cabe ao produtor avaliar as condições de sua propriedade e observar se o investimento trará o retorno esperado.

Conheça nossos Softwares para a Gestão Agropecuária:


CPT Fazenda Agrícola e Pecuária - Software para Gerenciamento Financeiro e Econômico de Atividades Agrícolas e de Pecuária em Propriedades Rurais
CPT Suínos – Software para Gerenciamento de Granjas de Suínos
CPT Fazenda Agropecuária – Software para Gerenciamento de Atividades de Pecuária por Animal ou Lote

Fonte: Sucessful Farming – sfagro.uol.com.br
Blog Grandes Animais – labovet.com.br/blog-grandes-animais/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade