Black Friday - Todos os Softwares com 10% off

7 passos para comprar gado da forma correta

Dicas para comprar gado

 

Comprar gado da forma correta certamente aumentará a rentabilidade de seu negócio. Entretanto, é preciso seguir alguns passos para que você não cometa alguns erros, muitas vezes primários. Antes de concretizar a compra, pesquise e colete informações sobre os animais, sobre suas condições de saúde, assim como a idoneidade do proprietário. Você pode adquirir os bovinos por meio de leilões, feiras, ou diretamente com o dono do rebanho. Portanto, é preciso pensar bastante, pois este será um passo primordial para o sucesso de seu empreendimento.

Siga os passos abaixo e faça a compra certa do seu gado!

1º Passo: Qual o tipo de gado você quer comprar?

Em primeiro lugar, você deve avaliar qual o melhor gado para ser conduzido em sua propriedade: o gado de corte ou o gado de leite? Escolha a raça que melhor se adapte à sua região e com o qual tenha mais afinidade. Em síntese, você deve decidir pelo tipo de gado, pela classe (idade e sexo), e pelo peso. Lembre-se também de que raças com chifres muito longos aumentam a probabilidade de acidentes, além de serem de difícil transporte e manejo.

2º Passo: Onde você deseja fazer a compra dos bovinos?

Escolha onde comprar os bovinos: se em leilões, feiras, ou diretamente com o proprietário dos animais. Nos leilões, você não conseguirá conversar diretamente com o proprietário, nem visitar sua propriedade. Nas feiras, você poderá conversar com o proprietário ou responsável pelos animais, mas será difícil visitar a propriedade. Já diretamente com o dono, você terá maior segurança, pois além de poder visitar a propriedade e conversar com o dono do rebanho, você poderá negociar preços.

3º Passo: Quanto você pretende gastar na compra?

Prefira pagar à vista, pois os juros andam altos. Portanto, pense no quanto você pode gastar. Se for participar de leilões, estipule um valor máximo para compra dos bovinos. Isso evita que você se deixe levar pelas inúmeras propostas, muitas vezes, atrativas.

4º Passo: Antes de comprar, converse com o proprietário do gado

Muitas vezes, você poderá consultar os bovinos à venda por meio da internet. Se tiver interesse na aquisição dos animais, você poderá entrar em contato com o proprietário do rebanho, ou responsável, para negociar. Também é bastante válido ir até a propriedade para ver de perto os animais. Examine os olhos (brilhantes e claros), o focinho (frio e úmido), o pelo (brilhante e limpo), o úbere (firme e saudável), o peso (peso médio conforme a raça), a mobilidade (leveza e facilidade ao levantar e andar) e o comportamento (curioso e vivaz).

5º Passo: Durante a conversa, negocie o preço com o proprietário

Atualmente tudo é negociável, basta uma boa conversa. Entretanto, antes de negociar o preço, avalie a média em outros lugares. Em geral, bovinos vendidos por particulares são negociados com base no $/cwt (50 kg), exceto os sangues-puros (mais caros). Antes de fechar negócio, verifique os documentos de registro do bovino, além da vacinação e desparasitação.

6º Passo: Transporte os bovinos para a sua fazenda

Assim que concretizar a compra do gado, a responsabilidade do transporte dos animais é sua. Salvo se o proprietário combinar com você o transporte dos animais. No mais, quem compra gado já possui caminhonete ou caminhão para o deslocamento do rebanho.

7º Passo: Recepcione os bovinos com o manejo correto

Ao chegarem à sua propriedade, os bovídeos devem ser recepcionados de forma calma e tranquila, pois eles podem estar estressados. Gradualmente faça o manejo racional dos animais, aloje-os em ambiente que garanta o seu bem-estar. Da mesma forma, alimente-os bem e deixe água fresca disponível durante todo o dia. Nos primeiros dias, observe com frequência o comportamento dos animais, até que todos se adaptem à sua nova morada. Chame um veterinário de sua confiança para uma avaliação de rotina.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Wiki How

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade