A importância da adubação do solo

Amostra de solo

O cultivo de qualquer espécie requer particularidades quanto ao manejo do solo, principalmente no que diz respeito à adubação e calagem. Para satisfazer essas exigências, no entanto, é preciso saber as quantidades certas de nutrientes que as plantas necessitam, pois só assim será possível recomendar uma adubação suficiente e balanceada.

Apenas por meio de uma avaliação prévia da real disponibilidade de nutrientes no solo que se consegue determinar se a planta encontrará todas as substâncias de que precisa e quais as quantidades exatas a serem aplicadas para alcançar esse valor ideal. Para essa avaliação, o produtor deverá dividir o terreno em glebas (de 15 a 20) em ziguezague e coletar, de cada gleba, uma amostra de terra a uma profundidade que varia, de acordo com a cultura, entre 20 a 40 cm. Em seguida, será preciso colocar todas as amostrar em um recipiente limpo, de modo a obter uma mistura homogênea da qual 500 g deverão ser separados em embalagem plástica etiquetada e enviada a um laboratório de análises do solo.

É a partir do planejamento do plantio que se define quando que a coleta de solo deverá ser realizada e enviada ao laboratório. A antecedência dessa amostra precisa ser bem planejada em relação à época do plantio desejado, porque se houver necessidade de calagem e/ou adubação da área, o tempo será de quatro a cinco meses, pois o calcário exige um período mínimo de três meses para reagir. Portanto, o importante é que se planeje bem a data para se retirar as amostras a fim de que se tenha em mãos os resultados antes da adubação. Também, pode-se optar por fazer a coleta no início da estação seca para culturas anuais e logo após a colheita para culturas perenes. Se houver a necessidade de uma adubação, precisa-se contabilizar o tempo de compra dos fertilizantes e preparo do solo, como a aração e gradagem, visto que existem no mercado fertilizantes solúveis que podem ser aplicados no momento do plantio.

A adubação do solo é um procedimento tão importante para o desenvolvimento e produtividade da plantação que requer todas as preocupações e medidas relatadas até aqui. Sem ela, os níveis nutricionais da espécie cultivada podem não ser atendidos, o que causará prejuízos incalculáveis.

O CPT Softwares, pensando em atender àqueles que desejam contar com outros recursos para a realização do manejo do solo, desenvolveu o CPT Adubação Hortaliças - Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita. Esse sistema seguro e de interface facilitada permite a elaboração do projeto de adubação a partir da análise química e física do solo, emitindo ao final um relatório de cálculo de custo mínimo de adubação com as principais recomendações do plantio à colheita. Não perca tempo e adquira o seu!

 

Fonte: Como fazer uma horta - comofazerumahorta.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade