Adubação verde potencializa produção de hortaliças e outras culturas

Adubação verde potencializa produção de hortaliças e outras culturas

Um bom exemplo que comprova a eficiência da adubação verde está na Amazônia. Lá os agricultores empregam a técnica em suas culturas, com excelentes resultados. Além de melhorar as condições do solo, a produção é potencializada. Segundo Luiz Augusto Gomes de Souza, engenheiro agrônomo e pesquisador do Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, as hortaliças respondem muito bem ao adubo verde.

Plantas leguminosas adubadoras


Trata-se de uma técnica que utiliza folhas frescas de espécies vegetais leguminosas, com maior capacidade de absorção de nitrogênio. Devem ser utilizados 4 Kg de folhas/ m² - ou seja, 40 toneladas de biomassa por hectare. As plantas adubadoras mais comuns são: feijão de porco, feijão caupi, amendoim forrageiro, mucuna preta e ingá, pois alcançam melhores resultados na lavoura.

Redução de fertilizantes nitrogenados


Essas plantas leguminosas apresentam grande potencial para absorver nitrogênio da atmosfera e se associam às bactérias existentes no solo. “Consequentemente, elas ganham maior autonomia na qualidade de nutrientes quando comparadas a plantas que não apresentam essa capacidade”, afirma Souza. Com isso, é possível reduzir ou acabar com o emprego de fertilizantes minerais nitrogenados, o que reduz os custos de produção significativamente.

Aumento na produção de hortaliças


Na verdade, a adubação verde é uma técnica indispensável, em áreas de várzea, pois as folhas frescas de leguminosas levam o nitrogênio ao solo, o que aumenta a produção de hortaliças, como a alface, em até quatro vezes. Para serem usadas, as plantas adubadoras devem ser colhidas e trituradas. Em seguida, devem ser misturadas ao solo, com a função principal de acelerar a mineralização.

Quantas espécies de plantas adubadoras existem?


É importante ressaltar que o nitrogênio é não está disponível no solo, mas sim na atmosfera, e essas plantas leguminosas conseguem absorvê-lo facilmente. Há mais de 2,5 mil plantas adubadoras no Brasil. Na Amazônia, elas alcançam 2 mil espécies e podem ser incorporadas ao solo em cultivos de hortaliças, pois estas apresentam ciclo mais curto, de até 45 dias. Outras culturas beneficiadas com a adubação verde são: cana-de açúcar, milho, tomate, berinjela, feijão e milho.

Conheça o CPT Adubação Hortaliças - Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita.

Confira os Softwares para Gestão Agropecuária.

Fonte: brasil.gov.br

Por Andréa Oliveira.

 

Softwares Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade