Como adubar plantas com adubos orgânicos

Como adubar plantas com adubos orgânicos

Para que as plantas se tornem viçosas, com os mais belos tons de verde e cores vibrantes, é essencial proceder à correta adubação. Alguns preferem a adubação inorgânica (adubos minerais), mas outros afirmam que a adubação orgânica é tão eficiente quanto, além de ser ecologicamente correta. Por meio dela, adiciona-se matéria orgânica vegetal ou animal ao solo, garantindo equilíbrio entre macro e micronutrientes essenciais à planta.

Na verdade, os adubos orgânicos enriquecem a microflora e microfauna do solo, que vão sendo absorvidas lentamente pelas plantas. São considerados adubos orgânicos estercos curtidos (bovino, equino, suíno, ovino e ave), além de farinhas de peixe e osso. Não podemos esquecer húmus de minhoca, composto orgânico e torta de mamona. Todos com alto potencial em fornecimento de nutrientes à planta.

Adubar planta em vasos

Quando compramos plantas em vasos, geralmente nos esquecemos de adubá-las. Após um certo tempo, elas perdem o vigor e morrem. Isso porque o substrato contido na terra apresenta baixo teor de nutrientes. Sendo assim, é essencial adubar as plantas em vasos todo mês (salvo no inverno).

Em caso de folhagens, podemos escolher os seguintes adubos orgânicos: composto orgânico, húmus de minhoca ou esterco bovino. Para flores, sugerimos associar farinha de osso a um dos adubos acima.

Adubar gramado

A adubação orgânica de gramados deve ser realizada quatro vezes ao ano. Para que os adubos orgânicos apresentem bom desempenho, é preciso proceder à cobertura do gramado, no inverno, com 30% de areia + 40% de terra + 30% de adubo orgânico.

Os adubos orgânicos, que apresentam melhores resultados em gramados são a torta de mamona, o composto orgânico, o húmus de minhoca ou os vários tipos de esterco, contanto que estejam curtidos.

Adubar arbusto

A adubação orgânica de arbustos geralmente é feita duas a três vezes ao ano. O ideal é que o adubo orgânico seja aplicado na copa da planta arbustiva, para que ele seja incorporado ao solo lentamente. Se o arbusto for florífero, os adubos mais indicados são o esterco de gado curtido, composto orgânico e farinha de osso.

As medidas recomendadas são as seguintes: 10 litros de esterco bovino curtido ou composto orgânico + 100 gramas de farinha de osso. Se o arbusto for folhagem, bastam 10 litros de composto orgânico ou esterco de gado curtido.

Conheça o CPT Adubação Frutas e Flores - Software para Adubação de Custo Mínimo e Recomendação do Plantio à Colheita.

Fonte: floresefolhagens.com.br

Por Andréa Oliveira.

Softwares Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade